BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

7 dicas para cuidar da sua saúde mental durante o pré-vestibular

O pré-vestibular é uma época extremamente complicada para os estudantes. A pressão existe de todos os lados, principalmente para aqueles que ainda não sabem qual curso desejam fazer. Entretanto, em todos os casos, é preciso ter um certo cuidado para não afetar a sua saúde mental e acabar prejudicando diversos aspectos de sua vida.

Em muitos casos a saúde mental é prejudicada e o jovem nem percebe, o que acontece somente depois que o período já passou.

7 dicas para cuidar da sua saúde mental durante o pré-vestibular

1 – Faça coisas que te deixam feliz

Estudar é importante, ainda mais se você deseja garantir a vaga na universidade, mas é preciso dedicar tempo para você e para as coisas que você gosta de fazer. Ainda que o que você goste de fazer seja algo bobo ou sem sentido, mas faça. O seu cérebro e corpo irão responder bem aos estímulos e ficarão felizes.

2 – Celebre suas conquistas

É importante também saber valorizar suas conquistas, ainda que elas pareçam pequenas. Se você participar de um simulado, por exemplo, e tirar uma nota boa mas que não era o esperado, mesmo assim comemore. Afinal, você conseguiu passar no simulado, então isso merece comemoração.
Celebrar as pequenas coisas irão te ajudar a passar por esse período.

3 – Pratique exercícios físicos

As atividades físicas são recomendadas tanto para manter a saúde física quanto mental, afinal diversas delas liberam o hormônio do prazer no corpo, te deixando com um humor melhor.

Reserve alguns minutos do seu dia para fazer uma caminhada, correr, andar de bicicleta ou praticar qualquer outra atividade que você deseja.

4 – Converse com pessoas

Possuir um envolvimento social, ou seja, ter amizades e conversar, se divertir, é essencial para a sua saúde mental. Estar com os amigos pode lhe trazer momentos de lazer e de diversão, além de te fazer esquecer dos problemas e das preocupações. Quanto mais isolado você ficar, pior será para sua saúde mental.

5 – Fique próximo de pessoas motivadoras

Você deve se afastar de pessoas que tentam te desmotivar e te colocar para baixo, elas só servirão para te deixar triste e para acabar com sua saúde mental. Sempre haverá pessoas para te desmerecer e para se achar superior, por isso não dê bola e se afaste, de modo contrário isso poderá lhe prejudicar.

Fique próximo de pessoas que te motivem a estudar e a entrar na faculdade, mas que também saibam que você precisa descansar. Ouvir palavras de apoio é extremamente bom para que você se mantenha no caminho certo.


6 – Lide com sua tristeza

Ao mesmo tempo que você deve evitar pensamentos tristes, você deve se permitir vivenciá-los, caso eles vençam e cheguem de vez no seu cérebro. Tentar evita-los pode piorar ainda mais, pois tudo irá acumular. Portanto, de vez em quando, lide de frente com sua tristeza. Chore, se permita ficar nervoso e ansioso. Depois tome um copo de água, relaxe e você verá que um grande peso terá saído de seus ombros.

7 – Tenha uma boa alimentação

Ingerir nutrientes e vitaminas é fundamental para manter a sua saúde mental, além de que você se manterá saudável e ajudará o corpo a aumentar sua concentração e foco.

Cuidar da alimentação é algo que pode influenciar em todos os aspectos de nossas vidas, por isso deixe de lado os alimentos calóricos e foque nas coisas saudáveis, entretanto, não faça disso uma obrigação, pois poderá acabar prejudicando ainda mais sua saúde mental. Apenas coma corretamente, de três em três horas e tome bastante água.

Acesse e saiba mais: Como cuidar da sua saúde mental durante a época do vestibular?

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *