BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Ácido úrico Alto: por que ocorre?

O excesso de ácido úrico promove inúmeros sintomas, bem desagradáveis no organismo e pode ser o início do desenvolvimento de algumas doenças. Veja aqui porque isso acontece e qual a forma de tratar.

Ácido úrico Alto: por que ocorre? (Foto: Divulgação)

O que é o ácido úrico?

O ácido úrico é produzido de forma natural pelo organismo humano e não causa nenhum mal à saúde, de for na quantidade ideal. Porém, quando ele ultrapassa a quantidade normal e aumenta muito no organismo e não é excretado de forma suficiente para fora do corpo, ele fica acumulado e forma pequenos cristais.

Ácido úrico Alto: por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Por que o ácido úrico sobe?

O corpo humano é formado por células que possuem grande concentração de proteínas, que quando morrem liberam purina que se transforma em ácido úrico que deve ser eliminada pelo organismo através da urina e em alguns casos pelas fezes. Os cristais se formam quando o ácido úrico está em um nível alto, não foi eliminado pelo organismo. Esses cristais podem ficar acumulados nos rins e desenvolver artrite nos dedos das mãos e pés, também conhecido como artrite.

O ácido úrico alto ocorre por excesso de alimentos industrializados e processados, pois os mesmos contém xarope de milho de alta frutose, um dos principais componentes para o aumento do ácido úrico no organismo.

Ácido úrico Alto: por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Sintomas do ácido úrico no organismo

O ácido úrico em excesso produz inúmeros sintomas ao organismo, como:


– dor nas articulações para se movimentar e vermelhidão;

– os cristais de ácido úrico ficam visíveis ao toque nas articulações;

– a pele nas articulações descama;

– a pessoa desenvolve febre;

– nos rins o ácido úrico apresenta dor nas costas na região lombar;

– a pessoa sente dificuldade para urinar.

Ácido úrico Alto: por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Tratamento para ácido úrico

Para tratar ácido úrico é preciso que a pessoa procure um médico e faça exames para detectar o nível do ácido úrico. O exame de sangue é o mais indicado e o resultado sai em pouco tempo. Obtendo a comprovação a melhor dica é controlar o ácido úrico no organismo através da alimentação, isso mesmo fazer uma dieta livre de purina. Frutas como cranberry e goji berry geralmente são inseridas na dieta, beber muita água, no mínimo 1,5 a 2 litros por dia. Porém, além da alimentação é necessário fazer o uso de medicamentos, mas os mesmos devem ser ministrados por um médico.

Ácido úrico Alto: por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Alimentos que auxiliam a combater o ácido úrico

Geralmente as pessoas que apresentam ácido úrico elevado conseguem controlar através da alimentação incluindo certos alimentos como:

– nozes, legumes, frutas e sementes que são ricos em fibras;

– água de coco, salmão, leite cru cultivado, abóbora, bananas, abacate e damascos;

– cerejas e bagas frescas aliviam as sensações do ácido úrico;

– peixes ricos em ômega 3 como a sardinha;

– tomar dois litros de água por dia;

– acerola, abacaxi e laranja são alimentos ricos em vitamina “C” e ajudam a eliminar o ácido úrico do organismo;

– alimentos diuréticos são ótimos para eliminar o ácido úrico do organismo, são eles: mirtilo, agrião, pepino, cenoura, beterraba, salsão, berinjela, pimentão, cebola, alho, maçã, laranja, tomate, pera, melancia, melão, limão, dentre outros. Espero que a matéria tenha ajudado.

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *