BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Acupuntura – aprenda como funciona e em que casos é indicada!

Sempre falamos aqui sobre tratamentos alternativos a pedido de nossas leitoras, como por exemplo no artigo sobre o shiatsu ou no artigo sobre a terapia do renascimento. E uma das terapias que as pessoas mais tem curiosidade em saber como funciona é a acupuntura. Muita gente quer entender seus efeitos, e em quais casos ela é indicada, ou mesmo se há dor durante o tratamento. Para responder vamos explicar todas essas questões.Vamos lá?

acupuntura
acupuntura – aprenda mais sobre ela!

Acupuntura – do que se trata?

A acupuntura é uma terapia milenar, originária da China, e que vem fazendo grande sucesso no ocidente desde a década de 70.

A técnica da acupuntura consiste em colocar agulhas da espessura de fios de cabelo em diferentes pontos de pressão (chamados de pontos de acupuntura), em todo o corpo. Só a orelha possui cerca de 200 pontos diferentes. Acredita-se que o estímulo desses pontos promova as capacidades naturais regeneradoras do corpo e aprimore seu funcionamento. De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.
Como se pode ver, há todo um estudo envolvendo sua utilização. O vídeo abaixo também exemplifica mais sobre a técnica:

 

Indicações da acupuntura

Existem várias indicações para a terapia de acupuntura:


-distúrbios hormonais
-insônia
-asma
-sinusite
-distúrbios menstruais
-doenças auto-imunes
-doenças crônicas, tais como enxaquecas
-disfunções estéticas
-doenças de pele
-doenças ortopédicas

 

Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura. Em geral, apesar de não parecer, ela costuma ser totalmente indolor.

Acupuntura no Brasil

A acupuntura é cada vez mais utilizada em nosso país. Inclusive, a oferta de acupuntura na rede pública brasileira cresceu 128% em dois anos, mostram os números do Ministério da Saúde, passando de 97.274 consultas em 2007 para 221.862 em 2009. Atualmente, a média é de 265 agulhadas por dia nos postos de saúde brasileiros.

acupuntura
Converse com seu medico sobre a acupuntura!

O motivo que justifica a ampliação da técnica milenar chinesa na rede pública de saúde é a soma de mais especialistas na área, aumento da produção de pesquisas científicas que comprovam os benefícios da estimulação dos pontos estratégicos do organismo, além do crescimento da demanda popular pelo serviço médico.

Contra indicações da acupuntura

Não existem contra indicações conhecidas, mas existem pessoas que possuem fobia a agulhas. Neste caso, a estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita também pelos dedos (acupressão), com pedras quentes, laser e muitas outras técnicas, como sementes. O importante, pregam os defensores da prática, é que os fluxos energéticos sejam retomados e a energia do corpo equilibrada.

Obviamente, consulte sempre seu clínico geral, para que ele possa lhe dizer se a acupuntura é necessária para resolução dos seus problemas.

Conclusão

Pois é, espero que tenha ficado claro os benefícios da acupuntura, e como funciona essa terapia milenar e bastante eficaz. Espero ter ajudado, se você tinha curiosidade sobre ela.

Dúvidas ou sugestões, como sempre os comentários estão a disposição!

Fonte: Saude Ig

Sobre almy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *