BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Apneia do sono: o que é? como ocorre?

Apneia do sono pode ate matar, confira tudo sobre ela:sintomas, como ocorre e como tratar!

Apneia é um distúrbio do sono considerado grave, pois a pessoa pode parar de respirar por alguns segundos ocasionando diversos problemas de saúde. Cerca de 30% da população Brasileira adulta sofre de apneia do sono e em muitos casos a própria pessoa desconhece que possui este problema. Podendo ocorrer por vários fatores o relaxamentos dos músculos da língua e da garganta, adenoides grandes (Ocorre quando a pessoa está acima do peso). É Preciso estar atento aos sintomas do próprio corpo, ele pode revelar futuros problemas que se não forem tratados no tempo certo, podem ocasionar transtornos de saúde mais adiante.

Apneia do sono: o que é? como ocorre? (Foto: Divulgação)

Qual é a causa da apneia?

A obesidade é dos grandes vilões para o aparecimento da apneia, pois com a gordura excessiva do corpo ocorre um aumento das amígdalas e a circunferência do pescoço. Outro grande problema e a mais comum da apneia do sono é a insuficiência cardíaca e em casos mais raros e graves o acidente vascular cerebral ou o conhecido AVC, que pode ocorrer depois do uso de algum medicamento para a dor.

Apneia do sono: o que é? como ocorre? (Foto: Divulgação)

Quais são os principais sintomas da Apneia do sono?

A apneia causa distúrbios no sono que influenciam diretamente na vida do indivíduo tais como:

-Ronco alto;

-Acordar com a boca seca;

-Insônia;

-Dor de cabeça;

-Sonolência durante o dia;

-Falta de disposição;

-Aumento da pressão arterial;

-Falta de concentração;

-Irritação e impaciência durante o dia;

-Ter esquecimentos;


Apneia do sono: o que é? como ocorre? (Foto: Divulgação)

Quando preciso procurar um médico?

A apneia do sono é coisa séria, quando os sintomas persistirem como, por exemplo, o ronco alto, pausas frequentes de respiração (acordar no susto com a sensação de falta de ar) e sonolência fora do comum durante o dia. Neste caso o médico deve ser urgentemente procurado, para não agravar os sintomas e também para não ocorrer acidentes por conta da apneia do sono.

Apneia do sono: o que é? como ocorre? (Foto: Divulgação)

Como é feito o diagnóstico da apneia?

Existem exames clínicos especializados em distúrbios do sono com especialista nesta área do sono que está cada vez mais prejudicada pela vida corrida que levamos. Podendo paciente ter que fazer avaliações noturnas, para averiguar como anda a respiração e o tipo de sono que está tendo (agitado ou calmo). O nome deste exame chama-se Polissonografia, onde o paciente fica conectado a uma aparelho que monitora todos os batimentos cardíacos, o funcionamento dos pulmões, verificando a respiração, observando os movimento do corpo de uma forma geral inclusive o cérebro e os níveis de oxigênio no sangue.

Apneia do sono: o que é? como ocorre? (Foto: Divulgação)

Qual é o tratamento para a apneia do sono?

O tratamento que deve ser feito para quem possui apneia é tentar manter as vias respiratórias abertas, para que ela não seja interrompida, em casos leves o aparelho odontológico na boca durante a noite pode resolver o problema. Em casos mais severos é indicado pelo médico que cuida do sono o uso de uma máscara de pressão que joga o ar na via respiratória, mantendo a boca aberta. Ainda em caso muito graves a cirurgia no nariz ou na cavidade óssea poderá ser a única solução.

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *