BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Argila verde: conheça suas propriedades

Definição de argila

A argila é um ingrediente mineral natural proveniente do solo e originada pela degradação de rochas. Como tal, possui compostos derivados de alumínio, magnésio, cálcio, potássio, ferro, sílica e vários minerais.

Argila verde

 Argila verde: conheça suas propriedades (Foto: Divulgação)

Argila verde: conheça suas propriedades (Foto: Divulgação)

A argila verde deve a sua coloração à existência de óxido de ferro associado a outros oligoelementos (magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio), sendo no grupo das argilas a que possui maior concentração de elementos. Pode ser ingerida, de forma a eliminar impurezas no organismo, ou utilizada na pele em forma de máscara. A argila verde é absorvente, antiedematosa, desintoxicante, remineralizante, revitalizante, regeneradora, anti-séptica, bactericida, cicatrizante e esfoliante. Elimina toxinas e impurezas e favorece a renovação celular. É recomendada para peles normais e oleosas por ser muito eficaz para absorver o excesso de sebo. Pode igualmente ser utilizada em máscara capilar para regular a produção de sebo em cabelos com tendência oleosa. Ela pode ser armazenada no seu armário de lavanderia por muito tempo sem problemas

Conheça suas propriedades

A composição mineralógica da argila propicia o desenvolvimento de reações químicas com a água e com os sais nela dissolvidos. A sua estrutura molecular e a estrutura em camadas conferem-lhe propriedades de absorção, absorção e libertação dos seus próprios constituintes. A argila é capaz de absorver água no meio onde se encontra, exercendo por isso efeitos benéficos sobre os edemas e as inflamações. A absorção, por seu lado, é um fenômeno físico-químico pela qual a argila retém impurezas e toxinas, substituindo-as por minerais. Esta propriedade é a mais utilizada para uso interno. Além disso, a argila liberta os seus constituintes ativos para líquidos envolventes. Por exemplo, o silicato de alumínio pode depositar-se sobre a mucosa digestiva tendo um efeito protetor.

Quanto mais a argila tiver sido exposta ao sol, ao ar e à água da chuva, mais ativa se torna, porque absorve e armazena uma notável parte da energia dos outros elementos, sobretudo do sol. No que concerne às suas propriedades terapêuticas, destacamos o grande poder de absorção que permite reter bactérias, toxinas e impurezas; a capacidade cicatrizante e anti-séptica graças ao silicato de alumínio que contém e ainda a capacidade estimulante e regeneradora dos tecidos.

Principais benefícios da argila verde

 Argila verde: conheça suas propriedades (Foto: Divulgação)

Argila verde: conheça suas propriedades (Foto: Divulgação)

– Esfoliação da pele e do couro cabeludo, propiciando o nascimento de uma pele mais saudável;

-Absorção de toxinas e impurezas presentes na pele;

-Ajuda na reconstituição dos tecidos;

-Favorece a reprodução celular integral, o que ajuda a clarear e deixar a pele mais fina, com aspecto sedoso;

-Realização da desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal;

-Atuação na circulação sanguínea, favorecendo e estimulando o crescimento dos fios;

-Redução da oleosidade da pele e do cabelo;

-Eliminação de bactérias da pele, além de efeito calmante;

-Suaviza e amacia a pele.


O uso interno da argila pode ser feito de 3 maneiras:

1.Colocar uma colher de café de argila, de granulometria fina, em um copo de água pura. Mexer e tomar lentamente, em pequenos goles. É especialmente indicado para problemas agudos;

  1. Beber água de argila, dissolver uma colher de café de argila em um copo de água e deixar assentar durante algumas horas. Beber depois o conteúdo do copo até chegar ao pó depositado no fundo. Tomar em jejum ou com um intervalo de duas horas das refeições;
  2. Colocar argila diretamente na boca e deixá-la dissolver lentamente. Este modo de aplicação fortalece as gengivas, fortifica o esmalte dos dentes e facilita a digestão.

Como usar a argila verde

 Argila verde: conheça suas propriedades (Foto: Divulgação)

Argila verde: conheça suas propriedades (Foto: Divulgação)

A argila verde pode ser comprada em forma de cosmético ou pó, sendo encontrada em locais como: farmácias, casas de produtos naturais, farmácias de manipulação, lojas de cosméticos, entre outras. Antes de aplicar a argila sobre a pele, é necessário realizar uma limpeza profunda da pele, retirando resquícios de maquiagem e oleosidade com um sabonete especial para o rosto. Em seguida, basta misturar uma colher de sopa de argila verde em pó com um pouco de água mineral, ou chá de camomila – ambos em temperatura morna – até obter uma consistência mais pastosa e grossa (a quantidade de água vai depender do nível de absorção do pó).

Depois de fazer a mistura, aplique o produto no rosto com o auxílio de um pincel, evitando a região dos olhos e dos lábios que são mais sensíveis. A argila verde pode provocar uma sensação estranha na pele, onde é possível sentir a área repuxar e pinicar, mas isto é normal e faz parte do efeito do produto. Depois que a máscara secar totalmente, basta lavar com bastante água, fazendo movimentos circulares de baixo para cima. Após a retirada do produto, a pele terá um aspecto avermelhado, que significa que a argila ativou a circulação sanguínea. Aguarde no mínimo duas horas para aplicar qualquer tipo de cosmético ou maquiagem no rosto.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Um comentário

  1. Ooi, eu queria saber o modo de usa-la no cabelo pfvr. bjss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *