BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Assaduras: como ocorrem? Como tratar?

Conheça tudo sobre as assaduras, como ocorrem e como resolver, confira!

A assadura é muito comum, principalmente em bebês recém-nascidos. Em adultos ela também pode aparecer, mas por outros motivos. O objetivo desse artigo é esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que é a assadura, o que a causa, os sintomas, como prevenir e como tratar.

Assaduras: como ocorrem? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Assaduras: como ocorrem? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Assaduras: o que são?

Assaduras são reações da pele que geralmente aparecem em bebês e, também em pessoas mais velhas. Uma assadura deixa a pele vermelha, dolorida e muito sensível ao toque. No caso dos adultos, o que pode causar uma assadura é a obesidade por provocar dobras na pele. Além disso, transpirar excessivamente no verão pode acarretar assaduras em sua pele.

No caso dos bebês, essa inflamação pode ser provocada devido ao contato da pele com substâncias químicas e enzimas que estão presentes na urina e nas fezes. Isso acontece devido á fralda que fica muito tempo em contato com o bumbum, o que deixa a região vulnerável pra infecções fúngicas e bacterianas.

Os especialistas contam que essas assaduras são propensas a aparecer nos primeiros nove meses da criança, mas não há motivos para se preocupar. O tratamento para assadura é fácil e rápido, independente se for no caso de bebês ou adultos.

Assaduras: como ocorrem? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Assaduras: como ocorrem? Como tratar? (Foto: Divulgação)

O que as causam?


Como falado, nos adultos a inflamação pode acontecer devido à obesidade e também à transpiração excessiva, mas, além disso, outro fator pode ser a má higiene. Algumas alergias e também a hemorroida podem levar ao aparecimento de assaduras em seu corpo.

Nos bebês, as assaduras podem aparecer devido ao contato da pele lisa com o material da fralda, devido ao uso de antibióticos, ao excesso de calor e outros fatores. Além disso, é importante ficar atento nos alimentos que você dá ao bebê, a diarreia pode agravar o quadro de assaduras.

Quais os sintomas?

Os sintomas podem variar de acordo com o motivo pelo qual a assadura apareceu. Assaduras que foram feitas por contato são mais vermelhas, enquanto assaduras por fungos são mais doloridas. De forma geral, os sintomas das assaduras, são: vermelhidão; inchaço; dor; ulceração; irritação loca; febre (em alguns casos).

Assaduras: como ocorrem? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Assaduras: como ocorrem? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Como se prevenir?

Existem alguns cuidados que se deve tomar para evitar assaduras, tanto nos bebês quanto nos adultos. São cuidados simples, mas que se forem seguidos, farão diferença. Abaixo veja a lista de cuidados para se prevenir uma assadura:

– Utilizar roupas de tecido natural;

– Andar ao ar livre algumas horas do dia;

– Trocar as fraldas logo quando sujarem;

– Preferir as fraldas de pano, elas irritam menos a pele;

– Ingerir bastante água;

– Usar apena sabonetes neutros;

– Secar cada parte do corpo após o banho;

Como tratar?

Para tratar as assaduras, você deve ficar atento á sua higiene. No caso dos bebês, troque as fraldas assim que elas sujarem seque e areje a pele sempre que puder. Lave as roupas do bebê com cuidado para evitar que restos de sabão fiquem na roupa.

Além disso, os especialistas podem recomendar antifúngicos específicos, além de pomadas tópicas. Em casos mais sérios, alguns antibióticos também podem ser recomendados. Você também pode experimentar infusões com ervas e banhos especiais.

Gostaram das dicas?

Dúvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

 

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *