Carboidratos – qual a função deles no organismo? Eles realmente fazem engordar?

Explicamos o que são os carboidratos, e quais são as funções deles em nosso organismo. Também explicamos por que dizem que eles fazem engordar….

Quem já fez ou faz alguma dieta, sabe que os carboidratos são sempre apontados como vilões em várias delas, e recomenda-se que o consumo seja sempre evitado. Existem até algumas dietas (condenadas por médicos e nutrólogos) que cortam de vez os carboidratos em seu cardápio. Mas afinal, por que isso ocorre? O que os carboidratos fazem em nosso corpo que são tão vilanizados assim? Essas e outras perguntas iremos responder em nosso artigo.Vamos lá?

O que são os carboidratos?

carboidratos

Carboidratos – vamos aprender um pouco sobre eles?

Basicamente, podemos dizer que os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc). Eles podem ser divididos em 3 grupos básicos:

Monossacarídeos- A glicose (dextrose) e a frutose são os principais monossacarídeos encontrados em sua forma livre nos alimentos.

Dissacarídeos- Estes açúcares são compostos de duas moléculas de monossácarídeos e uma delas sempre será a glicose. Sacarose – glicose e frutose; Maltose – glicose e glicose; Lactose – glicose e galactose.

Polissacarídeos-  São os carboidratos complexos, macromoléculas formadas por milhares de unidades monossacarídicas ligadas entre si por ligações glicosídicas, unidas em longas cadeias lineares ou ramificadas. Os polissacarídeos possuem duas funções biológicas principais, como forma armazenadora de combustível e como elementos estruturais.

Alimentos ricos em carboidratos

Temos como exemplo de alimentos ricos em carboidratos:

-Cereais como milho, castanhas e avelãs
-Pães em geral
-Farinhas de trigo, milho, etc
-Tuberculos como mandioca, cenoura e batata
-Doces em geral
-Massas como macarrão, lasanha e bolos.

Qual a função dos carboidratos no organismo

Pois é, todos sabem que a principal função deles é fornecer energia para o corpo, mas vamos analisar cada função em separado:

1) Sim, eles funcionam como a principal fonte de energia do corpo, porém devem ser supridos regularmente e em intervalos freqüentes, para satisfazer as necessidades energéticas do organismo.
2) Os carboidratos regulam o metabolismo protéico, poupando proteínas. Uma quantidade suficiente de carboidratos impede que as proteínas sejam utilizadas para a produção de energia, mantendo-se sua função de construção de tecidos.
3) A quantidade de carboidratos da dieta determina como as gorduras serão utilizadas para suprir uma fonte de energia imediata.
 4) A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na eliminação do bolo fecal. Estimulam os movimentos peristálticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal.

Os carboidratos fazem engordar?

Em primeiro lugar é preciso distingui-los. Há “maus carboidratos” e os “bons carboidratos”. O nosso corpo converte todos os carboidratos em glicose. A glicose é o combustível das nossas células para produzir o calor e a energia com que nos movemos! É indispensável classificá-los em função do açúcar que contêm e a forma como este açúcar é assimilado e convertido em glicose. Podemos classificar os carboidratos em simples e complexos.

Carboidratos simples

Os carboidratos simples são encontrados no açúcar refinado, no mel, nos doces (sorvetes, chocolates, bolos, balas, etc…) e no leite (lactose). Sendo absorvidos rapidamente pelo nosso organismo devem ser evitados, pois desestabilizam a taxa de açúcar no sangue, requerem a presença de insulina, imediatamente e, por isso, fornecem “picos” de energia.

Dessa forma não devemos ingerir carboidratos simples antes de qualquer atividade física.

Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos (ou compostos), formados pela união de várias moléculas chamadas de polissacarídeos, não se transformam em açúcar com tanta rapidez. Passam gradativamente para o interior das células, mantendo o nível de glicose estável.

As principais fontes de carboidratos complexos são as frutas, verduras, amidos, arroz e massas.

Os médicos e nutricionistas são unânimes em afirmar que  o corpo precisa de todo tipo de vitamina, proteína e carboidrato para se manter em um bom funcionamento. Então a questão afinal não é se o carboidrato engorda ou não. É obvio que se você ingerir muito carboidrato irá engordar, mas ao mesmo tempo, eles devem sim estar presentes em sua alimentação, são uma excelente fonte de energia pro corpo. A questão em que devemos nos concentrar é que sua ingestão deve ser balanceada, e que se existe uma rotina saudável de exercícios em sua vida, melhor ainda serão os resultados!

Conclusão

Bom, espero que tenham aprendido mais sobre como funcionam os carboidratos em nosso organismo e claro, se você ainda tem dúvidas, seu nutricionista pode lhe dar mais informações, o site Corpo & Estetica não se responsabiliza pelo mau uso dos conteúdos aqui apresentados, ok?

E se você gostou desse artigo, por que não compartilhar no Twitter ou Facebook? Basta clicar nos botões espalhados em todo o artigo!


Receba mais informações sobre Alimentação, Dietas e suplementos, grátis em seu email:

Digite seu email:


About almy

Deixe um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top