BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Catapora: tudo sobre essa doença que incomoda

A catapora (varicela) é uma doença infecciosa que pode ser transmitida por via aérea, por meio de espirro ou pela tosse. O contato direto com as secreções das feridas cutâneas, mesmo depois de formadas as casquinhas, podem também transmitir a doença. A causa do aparecimento da catapora é um vírus que se instala no corpo pela faringe ou ainda pela conjuntiva do olho e se multiplica pelo sangue, indo até a pele, onde se produz as lesões que duram de 12 a 15 dias. Uma vez adquirida a doença da catapora o corpo fica imune definitivamente a doença.

Catapora: tudo sobre essa doença que incomoda (Foto: Divulgação)

Como se prevenir contra a doença da catapora?

Existem algumas dicas que podem ajudar para não se infectar com a doença da catapora ou mesmo diminuir os seus sintomas, dentre elas podemos destacar:

A vacina contra a catapora: A vacina da catapora é aplicada em crianças a partir de 12 meses de vida e reforçada ao 4 e 6 anos de idade. Mas a aplicação da vacina também pode ser aplicada em adultos que não tiveram a doença e que mantiveram contato com um doente.

Usar luvas: Quem está com a doença precisa evitar o contato com as unhas, nas erupções, por isto durante a noite é interessante usar a luva, para evitar este contato.

Evitar contato: Para evitar a contaminação o ideal é manter distância de pessoas infectadas. Como a criança sempre está com o organismo mais fragilizado, deve evitar o contato com outras crianças que já estejam com a doença.

Evitar de coçar-se: As unhas devem ser sempre estar bem cortadas para deixa-las livre de qualquer contaminação.

Imunidade baixa: Quem está com a imunidade baixa, tem que cuidar-se mais ainda para não entrar em contato com o vírus da catapora que pode ser fatal.

Escolher as roupas certas: Para evitar a coceira, deve se ter um cuidado com a com as roupas, que devem ser as mais leves possíveis, para evitar o calor.

Catapora: tudo sobre essa doença que incomoda (Foto: Divulgação)

Quais os sintomas da catapora?

Os primeiros sintomas da catapora são febre, cefaleia, inapetência, mal estar, cansaço e erupções maculopapulares na pele que surgem nas primeiras 24 horas após os primeiros sintomas que duram 4 a 5 dias. As bolhas ficam cheias de liquido e tem a base avermelhada e cúpula transparente, com 3 milímetros de diâmetro. A doença pode aparecer em todo o corpo, mas na região torácica geralmente é onde mais se desenvolve. A catapora é uma doença inofensiva, exceto em doentes com neonatos ou imunodeficiência, que pode causar infecções mortais, no cérebro ou no pulmão.


Catapora: tudo sobre essa doença que incomoda (Foto: Divulgação)

Como evolui a doença da catapora?

A doença geralmente não é grave, leva um tempo para sarar as lesões que costumam deixar algumas cicatrizes permanentes, principalmente se elas forem coçadas ou infectadas. Em alguns casos a catapora poderá ter complicações mais graves, e o cérebro e o pulmão serem afetados com infecções e levar a óbito.

Catapora: tudo sobre essa doença que incomoda (Foto: Divulgação)

Qual tratamento é indicado para a catapora?

A catapora não tem uma cura com a medicação e nem existem antivirais que possam prevenir a doença, o que pode ser indicado pelo médico geralmente são os banhos com permanganato de potássio ou soluções iodadas que ajudam a aliviar a coceira e cicatrizar mais rapidamente as feridas.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *