BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Chá para chulé: qual o melhor?

O chulé é um problema comum entre milhares de pessoas, mas pode ser combatido com alguns hábitos de higiene, uso de produtos e também a partir de receitas caseiras. Muitas pessoas acham que o mau odor só é sentido ao tirar os sapatos, mas isso não é verdade. Nas situações mais simples apenas a mudança de alguns hábitos é capaz de resolver o problema, mas em outros casos, nos crônicos, é necessário realizar um tratamento. A seguir você vai descobrir o que pode estar causando o seu chulé e a melhor forma de acabar com ele!

Chá para chulé: qual o melhor? (Foto: Divulgação)
Chá para chulé: qual o melhor? (Foto: Divulgação)

Veja o que causa do chulé

O odor horrível que sentimos, conhecido como chulé, tem a sua origem através da transpiração. O ato de transpirar é muito normal e necessário para equilibrar a temperatura dos pés, por isso nessa parte do corpo existem glândulas responsáveis por produzir o suor. Até aí tudo bem, transpirar é normal e o suor não tem cheiro nenhum.

O problema está nas bactérias que também vivem nos pés. Elas costumam se alimentar de pele morta e como o suor promove a renovação da pele, as bactérias tendem a “fazer a festa”. Após se alimentar com os restos de pele, as bactérias soltam gases que são os verdadeiros responsáveis pelo mau odor. Esse odor tende a se intensificar quando você passa muito tempo de meia e sapato.

Chá para chulé: qual o melhor? (Foto: Divulgação)
Chá para chulé: qual o melhor? (Foto: Divulgação)

Melhores formas de combater o chulé

O primeiro método para acabar com o chulé é deixar o seu pé respirar. Evite usar o mesmo sapato por mais de dois dias e sempre troque de meia; se possível ande apenas com um calçado aberto em casa. Os sapatos também precisam pegar um ar, por isso o ideal é deixá-los na sombra depois do uso.


A proliferação das bactérias tende a aumentar em um local úmido, por isso é essencial que você seque muito bem os seus pés após o banho. A higiene também é fundamental, você sempre deve estar com os pés bem secos e com as unhas devidamente cortadas e limpas. Se tudo isso não resolver você pode partir para os produtos como talcos, sprays, cremes e até mesmo para opções caseiras, como alguns chás.

Chá para chulé: qual o melhor? (Foto: Divulgação)
Chá para chulé: qual o melhor? (Foto: Divulgação)

Algumas receitas de chá para diminuir seu chulé

Os principais chás usados para combater o chulé são o verde e o preto, mas você não vai ingeri-los. A maneira certa de usar o chá ao seu favor é preparar um recipiente com água morna e adicionar algumas colheres do chá. Depois, você deve mergulhar os seus pés nessa mistura por 15 minutos, todos os dias.

Você pode fazer o mesmo com vinagre, a diferença é que o tempo diminui: podem ser 10 minutos de imersão.

O chulé ainda pode ser causado pela deficiência de zinco, por isso é fundamental investir em uma boa alimentação. As principais fontes de zinco são o abacaxi, a maçã e os morangos. Experimente incluí-los nas suas refeições para ver se o mau odor diminui. Depois de realizar todos os testes e usar todos os métodos descritos aqui, o chulé ainda continua? Então está na hora de procurar um profissional! Já falamos aqui também sobre a cura pelos chás, sugiro a leitura do artigo.

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *