BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Cirurgia de Ginecomastia está entre as mais procuradas pelos homens em todo o mundo

O aumento das mamas nos homens pode ter início ainda na puberdade, entre 14 e 15 anos, mas segundo médico especialista esta fase pode ser revertida de forma natural.

O que é Ginecomastia?

A ginecomastia se caracteriza pelo crescimento da mama em homens e acomete principalmente jovens, na puberdade, iniciando em torno dos 14 e 15 anos. De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (Isaps, em inglês), passa de 21 milhões o número de operações que foram realizadas no mundo todo, sendo os homens responsáveis por 14,4% desse total.

Como tratar a Ginecomastia?

ginecomastia cirurgia

Conforme o cirurgião-plástico brasiliense Dr. Sérgio Morum, a ginecomastia é uma fase que pode ser revertida naturalmente. “O homem também tem mama, mas muito pequena. Ela acaba aparecendo por conta de um desequilíbrio hormonal ligado à produção de testosterona. Com o passar do tempo, o corpo equilibra essa produção, e esse aumento da mama pode regredir. Caso não, faz-se a retirada cirurgicamente, através da sucção da gordura produzida e, dependendo do caso, uma reposição da aréola. A cirurgia permite que o problema não ocorra novamente, ou seja, um único procedimento já garante que não cresça mais uma vez.”

 

Causas  e consequências

De acordo com o médico, homens adultos também podem estar sujeitos ao quadro, com o uso de esteroides anabolizantes ou alguma doença no testículo, prejudicando a produção de testosterona. Para ele, esses são os pacientes que mais procuram resolver o problema. “Vem sendo bastante comum a procura dos homens pelo procedimento. Em um ano, posso dizer que realizo 24 operações do tipo.” O cirurgião conta que muitos chegam ao consultório reclamando do aspecto que a mama apresenta. “Muitos acham que há uma aparência feminina, e relatam muita vergonha, não gostam de tirar a camisa, ou usar uma regata para ir na academia, por exemplo. Eles reportam que também são alvos de chacotas por outras pessoas. Acaba atrapalhando o convívio social do paciente.”

ginecomastia

Consequências psicológicas

A psicóloga Izaela Pereira, da Aliança Oncologia, explica que o bullyng com os jovens que sofrem com a ginecomastia pode causar traumas duradouros. “É uma fase complicada, por ser a adolescência, toda a questão de afirmação pessoal, em outros casos, o início de uma vida sexual. Um adolescente que sofre com piadas por causa das mamas não se sente à vontade para jogar futebol no esquema de time com  e time sem camisas, não vai se sentir confortável dentro de um vestiário. Isso atrapalha muito a sua relação com o seu nicho de relacionamentos.” De acordo com a profissional, alguns dos casos reflete até na autoafirmação sexual. “Pode haver casos de confusão com relação à identidade de gênero, e esse processo pode ser muito sofrido.”

Tumor em mamas masculinas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 1% dos casos do tumor em mamas no Brasil acometem os homens, e no ano de 2013, data da última Pesquisa Nacional em Saúde, a doença registrou 181 mortes. Por se tratar do crescimento das mamas, alguns homens podem confundir a ginecomastia com o câncer de mama masculino. “Essa comparação é rara, mas ela existe. Há uma facilidade de se distinguir as duas coisas: se o aumento for bilaterial, a chance de ser um tumor é praticamente zero. Mas sempre é pedido ao paciente um exame de ecografia mamária, para que a hipótese seja oficialmente descartada.”

DR.SERGIO-MORUM

Dr. Sérgio Morum – Cirurgião-plástico

Complexo Brasil XXI: SHS 06 – Conjunto A – Torre E, Sala 820 – Asa Sul – Brasília-DF

Tel. (61) 3234- 8096

Aliança – Instituto de Oncologia

Edifício Dr. Crispim, 15º andar, Setor Hospitalar Norte (atrás do HRAN), Asa Norte, Brasília-DF

Telefone: (61) 3326-2000

Recomendados para você:

Sobre almy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *