BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Cisto no ovário: sintomas e qual o tratamento

O Cisto no Ovário pode aparecer em mulheres jovens ou idosas, dentre a maioria dos casos o câncer é descartado, sendo apenas uma alteração benigna. Quando a lesão for pequena os sintomas nem são percebidos e pode desaparecer espontaneamente. O Cisto no Ovário é basicamente uma bolha envolta de uma fina membrana, que possui ar ou sustância liquidas em seu interior. Existem vários tipos de Cisto no Ovário, os mais comuns se formam durante o processo de ovulação, chamado de Cistos funcionais.

Cisto no ovário: sintomas e qual o tratamento (Foto: Divulgação)

O que é o Cisto no Ovário?

O Cisto no Ovário é uma bolsa com liquido em seu interior, que se forma dentro do Ovário ou ao seu redor. Existem vários tipos de Cistos no Ovário, dentre os mais comuns são: os Cistos Funcionais (que se formam durante o processo de ovulação), Cisto Corpo Lúteo (surge quando se rompe o ovulo e ele volta a se fechar), Endometrioma ou Cistos de chocolate ( o seu conteúdo é escuro e sanguinolento, causando muita dor no período menstrual ou durante a relação sexual), Cisto Dermoide ( Este pode conter pedaços de osso, pele, dentes, cabelo e gordura) e Cistadenoma ( Pode chegar até 20 cm de diâmetro e não costuma desaparecer sozinho).

Cisto no ovário: sintomas e qual o tratamento (Foto: Divulgação)

Quais são os sintomas do Cisto de Ovário?

A grande maioria dos Cistos de Ovário não ocasiona nenhum tipo de sintoma e acabam desaparecendo em pouco tempo. Geralmente os Cistos de Ovário não causam infertilidade ou alterações no ciclo menstrual, com exceção do Endometrioma. O Cisto no Ovário começa a provocar sintomas nas seguintes situações:

-Crescimento do Cisto: Quando ele aumentar de tamanho a mulher pode acabar tendo a sensação de peso na região do abdômen, enjoos, vontade de urinar com frequência, dor na relação sexual, dificuldade para evacuar, ganho de peso e distensão abdominal.

-Ruptura do Cisto: A ruptura pode ocorrer após um esforço físico ou relação sexual. Ocorrendo pequenos sangramentos vaginais, mas sem grandes hemorragias e com pouca frequência.

-Torção do Cisto: Quando o Cisto aumentar muito de tamanho, ele poderá girar ao redor de si mesmo, causando uma torção do Cisto do Ovário ou da trompa uterina. Os sintomas são parecidos com os da ruptura do mesmo, com uma súbita dor na região pélvica ou abdominal, causando vômitos e náuseas.


Cisto no ovário: sintomas e qual o tratamento (Foto: Divulgação)

Qual o tratamento para o Cisto de Ovário?

Para as mulheres jovens em idade fértil, geralmente os Cistos não precisam ser tratados, pois não causam nenhum tipo de sintoma e acabam desaparecendo sozinho. Mas se o Cisto for maior de 5 cm e com o crescimento em alta, causando sintomas muitos intensos, a sua retirada é indicada através de cirurgia. Destacando que o tamanho do Cisto nem sempre tem relação com a possibilidade de ser um câncer maligno.

O tratamento para as mulheres após a menopausa quando o Cisto tiver uma aparência benigna e for pequeno, o médico apenas fara um acompanhamento com exames de ultrassom a cada 3 ou 6 meses, para observar o seu desenvolvimento, caso haja duvidas quanto a benignidade da lesão, a cirurgia será indicada para a retirada do Cisto.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *