BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Cisto no útero: explicamos tudo sobre ele aqui

Nenhuma mulher está livre dele. O cisto no útero ocorre principalmente entre mulheres de 20 a 35 anos de idade. Se você não sabe o que é um cisto no útero vamos explicar tudo sobre ele agora

A partir da primeira menstruação a mulher passa uma série de alterações corporais e principalmente hormonais, uma vez que, seu corpo começa a desenvolver mais rápido, seu humor se altera e você está sujeita a muito mais modificações internas.

Embora nosso corpo seja projetado para funcionar normalmente, muitas vezes acontecem tarefas anormais que podem causar danos a nossa saúde, e uma delas é o cisto no útero. Então é bom todas nós conhecermos sobre esse assunto. Afinal, o que é um cisto uterino?

cisto no utero

O ciclo menstrual

Bom, antes de falar sobre o cisto preciso explicar um pouco sobre o ciclo menstrual. A primeira menstruação da mulher significa que ela já está fertilizando, ou seja, teoricamente está pronta para engravidar. Nosso corpo todo mês produz o óvulo (onde o espermatozoide fecunda), porém, se ele não é fecundado nosso corpo automaticamente o elimina através da menstruação, é como se fosse feita uma limpeza mensal no útero.

O responsável pela produção do óvulo é o ovário, que são duas estruturas localizadas uma de cada lado do útero. No entanto, pode acontecer do nosso útero não eliminar o óvulo não fecundado e aí começa todo o problema que explicaremos no tópico seguinte.

O cisto no útero

Quando o óvulo não é eliminado ele fica preso dentro do ovário envolto em uma cama de líquido e se transforma em um cisto. Os cistos podem aparecer mais que um, aumentar de tamanho ou desaparecerem normalmente e é comum desenvolverem em mulheres portadoras de endometriose (quando a camada interna do útero cresce fora do normal) ou doença inflamatória pélvica. Um erro muito comum é confundir cisto com tumor e câncer, isso não tem nada a ver.

Sintomas

Normalmente o cisto no útero não causa sintomas, somente em casos onde o cisto é muito grande (do tamanho de uma laranja), aí podendo causar dores abdominais e sangramento. Esse é um dos motivos pelo qual poucas mulheres sabem que possui cisto, pois ele geralmente só é identificado através de exames de rotina no ginecologista ou em ultrassom. Algumas mulheres também reclamam de menstruação atrasada.


Tratamento

Depois de um diagnostico confirmando o cisto no útero o médico vai avaliar o tamanho e em alguns casos a quantidade de cistos. Na maioria das vezes é recomendado o uso de anticoncepcionais para impedir o surgimento de novos cistos, ou em casos mais graves uma pequena cirurgia para remover a anomalia.

Agora que você já sabe tudo sobre cisto no útero é hora de se cuidar. Faça exames periódicos no ginecologista e converse com ele sobre a possibilidade de cistos e peça exames mais detalhados. Até porque não é novidade para ninguém que o melhor remédio é a prevenção.

Gostou da matéria? Com que frequência você vai ao ginecologista? Conte pra gente sua experiência ou deixe dúvidas e sugestões nos comentários. Espero ter ajudado e até a próxima queridas.

Recomendados para você:

Sobre Jessyka

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do Corpo & Estética ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

2 comentários

  1. Oi! Estou já fazem umas 2 semanas com um mal estar e uma dor no pé da barriga do lado direito…já fui ao médico e ele disse que era estomago, me receitou omeprazol e tomei, nada resolveu. Tomei vermífugo e continuo com as dores, e há 3 meses atrás tive infecção urinária, será que pode ser cisto?

    • Olá Juliana, agradeço por ter nos enviado sua dúvida.

      Bom, a princípio o mais indicado é conversar com um ginecologista sobre a possibilidade de ser um cisto e propor a ele o ultrassom, o exame mais utilizado para essas casos. Fora isso comece a observar seu fluxo menstrual, uma vez que ao sentir dores e irregularidades na menstruação também pode ser indicio de cisto. Em relação à infecção urinária só um ginecologista poderá te dizer se aumentam as chances de ter cisto. Espero ter te ajudado e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *