BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como ajudar o seu filho a controlar o estresse antes do vestibular

Quando é época de provas, quem não fica desesperado? É tanta coisa na cabeça que o estresse logo pega, não é mesmo? Falta de sono, irritabilidade, falta o apetite ou come em demasia. Os sintomas são muitos e tudo por causa das provas, imagina então seu filho antes do vestibular?

É o caos total!!! Pois essa é uma oportunidade única para ingressar em uma universidade e poder fazer o curso tão sonhado. Mas o que fazer para controlar o estresse antes do vestibular? Quer saber como fazer? Então leia o artigo.

Processo Estressante

O vestibular é um processo que deixa, não só o estudante, mas também a família toda estressada, não é mesmo? Se você ainda não passou por essa etapa em sua vida e vai passar pela primeira vez, deve ficar atento às dicas que vamos dar a você hoje. Não adianta pular as etapas, pois elas devem ser seguidas uma a uma até que você consiga passar no vestibular e ingressar em uma universidade.

Por pior que seja é importante controlar o estresse para que não atrapalhe no dia da prova. Quem nunca teve o famoso “branco” no dia da prova? Acho que todos já tiveram e passaram por essa experiência desagradável, certo? Você sabia que ele só aparece por conta do estresse?! Hoje vamos ajudar você a controlar o estresse de forma simples e prática. Continue lendo o artigo.

Praticar esportes é fundamental

Sabe quando você pratica um esporte, joga futebol, vôlei, corrida, natação, ou qualquer esporte que goste a tendência é suar e botar pra fora todas as toxinas do organismo e alivia o estresse. É importante que os pais possam incentivar os filhos a praticarem um esporte e não ficarem o tempo todo focado nos estudos, afinal, a mente precisa de escanço e cuidar da saúde física e mental é muito importante.

Ser organizado é fundamental

Imagina quanta confusão na cabeça dos adolescentes, é muita matéria para estudar, aulas que precisam ser assistidas diariamente, muitos exercícios para fazer, estar acompanhando as notícias da atualidade, ler vários livros, fazer simulados, entre muitas outras tarefas…uffa, só de falar já deu até cansaço. Imagina para os estudantes, como fica a cabeça deles, virada em estresse e muita ansiedade, com certeza.

Controlar o Estresse.
Controlar o Estresse. Imagem:divulgação

Para ajudar os filhos é importante que os pais possam dar sugestões, como por exemplo, montar um quadro contendo os horários de cada atividade e as obrigações semanais. Ajude a montar um plano de estudos, pois dessa forma poderá saber o que já estudou e o que ainda tem que estudar ou revisar. Como é normal os jovens não serem organizados é excelente que os pais possam dar uma ajudinha.


Não pressione seu filho

Não fique cobrando seu filho para que estude, para que passe no vestibular. É normal que os pais se preocupem, mas também podem pecar por excesso e transformar a vida do filho em um verdadeiro estresse. Não cobre resultados, deixe que ele faça suas escolhas, muita pressão antes do vestibular pode botar tudo a perder, um ano de estudos e preparação.

Quando o cérebro está descansado, tem tempo para se divertir e tem horas de sono, possui muito mais condições de fixar o conteúdo estudado e obter um excelente resultado no vestibular e evita estresse, nesse momento muito importante.

Tempo livre é indispensável

Se você ajudar seu filho a ser organizado ele vai ter tempo livre para poder descansar e manter-se saudável, tanto a mente, quanto o corpo. Vale lembrar que ter tempo livre é de extrema importância para que o jovem possa obter o rendimento necessário para o vestibular. A melhor atitude é apoiar seu filho e não ficar cobrando suas atitudes.

Com um bom material de estudos e o apoio dos pais é possível controlar o estresse antes do vestibular e ter a certeza de que está bem preparado.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *