BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como Viver sem Glúten e Lactose: cardápio e receitas

Milhares de pessoas precisam viver sem glúten e/ou lactose diariamente, devido à intolerância ou alergia a essas substâncias. Cada uma possui suas características, mas de modo geral, pessoas intolerantes ou alérgicas a essas substâncias tendem a sofrer com alguns problemas quando as ingerem, por isso precisam adotar um cardápio livre de ambas que permita levar uma vida normal.

Os sintomas que surgem quando essas substâncias são ingeridas são bem variados, mas geralmente envolvem desconforto, dores e às vezes até vômitos. Saiba mais sobre as doenças a seguir.

Do que se trata a intolerância ao glúten

A intolerância ao glúten também é chamada de doença celíaca e tende a causar uma inflamação no intestino que pode levar a uma desnutrição, já que o organismo não consegue absorver totalmente todos os nutrientes. Caso a pessoa não diagnostique a doença no início, ela pode denegrir algumas vilosidades do intestino, impedindo que os nutrientes sejam absorvidos.

 

Portanto é essencial conhecer os sintomas e ir ao médico assim que notar o surgimento de um ou mais. A doença celíaca pode causar dores nas articulações e no abdômen, diarreia, indigestão, náuseas, vômitos, fadiga, cólicas abdominais, perda de peso e até mesmo irritação na pele.

Do que se trata a intolerância a lactose

Já a intolerância a lactose é quando o organismo não tem a capacidade de digerir o açúcar que há no leite e seus derivados. Essa falta de capacidade pode ser total ou somente parcial, e depende da capacidade do organismo de produzir a lactase, uma enzima digestiva.

Se o organismo não produz essa enzima ou produz mas não em uma quantidade suficiente, ocorre a intolerância. Dessa forma, quem a possui não deve ingerir leite e seus derivados, de modo contrário terá que lidar com os sintomas, como: dores no abdômen, diarreia, inchaço, indigestão, náuseas, flatulência, dores no estômago, mal-estar, entre outros.

Como viver sem essas substâncias

Pode parecer algo de outro mundo, mas milhares de pessoas conseguem levar uma vida normal sem uma das ou ambas as substâncias em seu cardápio. Quem for diagnosticado com uma das doenças deve receber acompanhamento médico e nutricional, para que assim saiba exatamente quais alimentos substituir e o que ingerir para entregar ao corpo todos os nutrientes que ele precisa e evitar complicações.


Além disso, há uma série de receitas hoje na internet totalmente livres de glúten e/ou lactose, feitas especialmente para quem é intolerante a essas substâncias e deseja renovar o cardápio. Com essas receitas, as pessoas intolerantes podem continuar comendo doces e outros pratos sem se preocupar.

Crie um cardápio de acordo com suas necessidades

Para conseguir levar uma vida normal e evitar a desnutrição é essencial ter um cardápio saudável e recheado de nutrientes. Somente um profissional da área poderá avaliar as necessidades do seu corpo e indicar quais alimentos devem fazer parte de sua alimentação. Portanto não hesite em ir buscar ajuda, isso poderá evitar os sintomas e te ajudar para o restante da vida.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *