BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Dengue hemorrágica: sintomas, o que é e mais

A dengue é uma doença que está se espalhando muito rapidamente pelo mundo e o número de mortes causadas por ela são exorbitantes. Para piorar, ainda existe a dengue hemorrágica que pode piorar ainda mais o quadro do paciente infectado. A dengue hemorrágica é quando o paciente infectado com dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se esse problema não for tratado com rapidez, o paciente pode morrer. A dengue hemorrágica é mais comum acontecer em pacientes que estão infectados pela segunda vez.

Em geral, existem quatro tipos de dengue. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo soro-tipo, porém imunidade parcial e temporária contra os outros três.

Dengue hemorrágica: sintomas, o que é e mais (Foto: Divulgação)
Dengue hemorrágica: sintomas, o que é e mais (Foto: Divulgação)

Quais são as causas da Dengue Hemorrágica

O paciente contrai a doença através do mosquito Aedes Aegypti que procria em velocidade rápida e pode viver em torno de 45 dias. Depois de ser picado, o paciente demora até 15 dias para ter os sintomas. A transmissão geralmente ocorre em lugares quentes, em torno de 30ºC e 32ºC.

Tudo começa na fêmea do mosquito que coloca os seus ovos em lugares úmidos e o embrião é capaz de se desenvolver em até 48 horas e virar adulto em menos de 10 dias. Geralmente, o Aedes costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde, sua aparência conta com listas brancas pelo corpo.

Dengue hemorrágica: sintomas, o que é e mais (Foto: Divulgação)
Dengue hemorrágica: sintomas, o que é e mais (Foto: Divulgação)

Sintomas da Dengue Hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são parecidos, no início, com o da dengue clássica. Apenas depois de 3 ou 4 dias é que surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e de outros órgãos. Veja os demais sintomas da dengue hemorrágica: dores abdominais fortes que não cessam; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; confusão mental; dificuldade para respirar; queda da pressão arterial; sede excessiva e boca seca; entre outros.

Nesse tipo de dengue o quadro pode se agravar muito rapidamente quando não for tratado, o que gera sintomas de insuficiência circulatória, levando a pessoa a estado de choque.


Dengue hemorrágica: sintomas, o que é e mais (Foto: Divulgação)
Dengue hemorrágica: sintomas, o que é e mais (Foto: Divulgação)

Como tratar a Dengue Hemorrágica

Não há nenhum tratamento específico para Dengue Hemorrágica, o recomendado é que o paciente tome muito líquido para evitar a desidratação. Em caso de dores e febre, o paciente pode fazer uso de algum antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, o mais recomendado é uma internação endovenosa e ainda, tratamento em unidade de terapia intensiva.

Há algumas contraindicações para pacientes com Dengue Hemorrágica: não deve fazer uso de medicamentos como aspirina, ibuprofeno, piroxicam e diclofenaco. Além disso, alguns cuidados podem e devem ser tomados: transfusão de sangue ou plaquetas para corrigir os sangramentos, reidratação com soro intravenoso, soro ou eletrólitos intravenosos para corrigir o desequilíbrio de eletrólitos e oxigenoterapia para tratar um nível excessivamente baixo de oxigênio no corpo. Lembre-se que a qualquer sintoma de dengue procure o hospital mais próximo para evitar piores acontecimentos, jamais se automedique, pois você poderá mascarar os sintomas da doença e quando procurar ajuda pode ser tarde de mais. Para evitar contrair a Dengue use roupas longas e coloque tela nas janelas e portas, além de usar um repelente indicado pelo médico. Já falamos aqui também sobre o zika virus, transmitido pelo mesmo mosquito. Sugiro a leitura do artigo.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis, procurem sempre seu médico ao sinal de qualquer um desses sintomas

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários ok?

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *