BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Doenças do sono: tudo sobre elas

A doença do sono é uma infecção causada pela picada de um mosquito chamado tsé-tsé, que é encontrado na região rural da África atingindo mais de 36 Países. Um dos mais atingidos é o País da Uganda que desenvolveu 2 tipos graves da doença. A infecção atinge o sistema nervoso central, que se não for tratada a tempo poderá ter efeitos fatais ao paciente.

Doenças do sono: tudo sobre elas (Foto: Divulgação)

Quais são os sintomas da doença do sono?

Os sintomas na primeira fase não são específicos da doença do sono, o que acaba prejudicando o diagnóstico precoce que seria mais fácil de tratar, dentre alguns dos sintomas iniciais estão: uma dor de cabeça, dores nas articulações febre e coceira. Quando a doença entra no segundo estágio então surgem os sintomas mais graves, dentre eles estão: confusão mental, fraqueza, ansiedade, sudorese, mudanças de humor, febre alta, distúrbios sensoriais, falta de coordenação, aumento de ínguas e distúrbio no ciclo do sono (não consegue dormir à noite, mas de dia não consegue segurar o sono).

Doenças do sono: tudo sobre elas (Foto: Divulgação)

Quais as causas da doença do sono?

O País mais prejudicado pela doença do sono é a Uganda que desenvolveu mais de um tipo da doença do sono, o que acabou dificultando o diagnóstico precoce da doença do sono, pois os seus sintomas nem sempre são percebidos pelos humanos. A doença do sono é causada pela picada de um mosquito chamado de tsé-tsé que se desenvolveu na área rural da África por ser uma região muito quente e propensa para o parasita se desenvolver.


Doenças do sono: tudo sobre elas (Foto: Divulgação)

Quais são os tipos da doença do sono?

O mosquito tsé-tsé transmite dois tipos da doença, dentre elas destacamos:

-Trypanosoma Bruceigambiense: A doença geralmente é diagnosticada quando o sistema nervoso central já foi danificado, agravando o estado do paciente. O outro tipo da doença trypanosomiasis que pode ser citado é a doença de chagas que também pode ser encontrado em outros Países.

-Trypanosoma Bruceigambiense: Esta doença avança rapidamente atingindo também o sistema nervoso central, que causa uma infecção aguda onde a chance de se recuperar é quase nula.

Doenças do sono: tudo sobre elas (Foto: Divulgação)

Como a doença pode ser prevenida?

Para conseguir prevenir a doença do sono, seria conveniente evitar as áreas em que há grande índice da doença, mas como os moradores daquela região não tem condições de fugir do lugar onde vivem, algumas prevenções podem ser tomadas para tentar prevenir a doença do sono dentre estas ações podemos destacar evitar que os mosquitos piquem e para isto o bom é usar roupas com tecidos bem grossos e o uso de repelentes de inseto para ajudar na proteção.

Doenças do sono: tudo sobre elas (Foto: Divulgação)

Quando é necessário procurar ajuda médica?

A origem da doença do sono é comum apenas nos Países Africanos, para quem costuma viajar para lá deve estar atento aos sintomas da primeira fase, onde podem ocorrer dores de cabeça, febre continua, coceira e muita dor nas articulações. Mesmo ainda estando no outro País não é aconselhável esperar muito para procurar ajuda, pois os sintomas se agravam rapidamente e pode ser fatal.

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *