BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Doenças do sono: tudo sobre elas

A doença do sono Atinge 36 países da África Subsaariana com grande incidência na área rural. Esta doença também é conhecida como tripanossomíase Humana Africada é transmitida pela picada de mosca chamada tsé-tsé que é comum na região. Os seus sintomas são graves e atinge o sistema nervoso central, em alguns casos poderá ser fatal, ocasionando a morte da pessoa picada. Se você foi para a África recentemente é preciso ficar atento aos sintomas. Cuide-se!

Doenças do sono: tudo sobre elas (Foto: Divulgação)

Quais os tipos de doenças do sono?

A África infelizmente é um dos países mais castigados pela doença do sono, ocorrendo a partir de uma infecção causada por um parasita. E a Unganga foi premiada com dois tipos da doença, Trypanosoma Bruceigambiense e Trypanosoma Bruceirhodesiense.

-Trypanosoma Bruceirhodesiense: Esta doença se desenvolve rapidamente atingindo o sistema nervoso central, causando uma infecção aguda que em poucos meses ou semanas já faz um grande estrago, às vezes não é possível à reversão do estado clinico.

-Trypanosoma Bruceigambiense: É uma doença silenciosa que não apresenta maiores sintomas, trazendo graves problemas, pois quando a doença é diagnosticada já está em estado avançado tendo danificado o sistema nervoso central. Existem também outros tipos de doença trypanosomiasis dentre eles estão à doença de chagas.

Doenças do sono: tudo sobre elas (Foto: Divulgação)

Quais são as causas da doença do sono?

A grande causadora desta doença é a mosca chamada de tsé-tsé, que vivem nas regiões quentes da África Subsaariana. A mais prejudicada por este parasita é a Unganga, que desenvolveu dois tipos da doença do sono. O que dificulta o diagnóstico precoce são os sintomas silenciosos não notados pelos humanos, quando aparece já está em estágio avançado. A mosca adquire o parasita picando uma pessoa ou animal infectado e assim proliferando a doença do sono.


Doenças do sono: tudo sobre elas (Foto: Divulgação)

Quais são os fatores de risco?

Os fatores de risco infelizmente são as áreas rurais da África onde existem maiores incidências da doença do sono e quem sai prejudicado é a população que necessita viver nestes lugares, geralmente os agricultores e os criadores de gado fazem parte desta estatística.

Quais são os sintomas da doença do sono?

Num primeiro momento não se tem como dar o diagnóstico da doença do sono, porque não existem sintomas específicos, ela caminha silenciosamente. No segundo estágio os sintomas aparecem com mais intensidade, veja alguns dos sintomas comuns da doença do sono: convulsões, muita fraqueza, febre alta, mudanças de humor, confusão mental, ansiedade (não consegue ficar parado), a perda da coordenação (andar em linha reta), aumento das ínguas e distúrbios no sono. A doença precisa de tratamento, pois a doença do sono pode ser fatal.

Doenças do sono: tudo sobre elas (Foto: Divulgação)

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser precoce para que os resultados sejam positivos, quando o paciente apresentar sintomas da doença, para saber se foi infectado pela picada da mosca, será necessário fazer uma pesquisa do parasita com exame de sangue ou líquido aspirado de linfonodos, se o resultado for positivo o médico vai pedir uma punção para a coleta de líquido céfalo-raquiano para avaliar os danos no sistema nervoso central.

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *