BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Efedrina: por que é proibida para atletas?

A Efedrina já é mundialmente conhecida por casos de dopping no esporte, e ainda mais famosa pelos diversos efeitos perigosos que oferece para a saúde, pelo altíssimo nível de toxidade presente. Apesar de já ter sido proibida desde 2003 no Brasil, infelizmente isso não impediu seu consumo. Sulfato de Efedrina, Franol e derivados são popularmente consumidos nas academias, com a “inocente” promessa de ser uma substância eficaz na perda de peso e por aumentar os níveis de energia do atleta.

Efedrina: por que é proibida para atletas? (Foto: Divulgação)
Efedrina: por que é proibida para atletas? (Foto: Divulgação)

Quais os efeitos da Efedrina?

Foi proibida por causar diversos efeitos colaterais muito perigosos em quem a consome, os mais popularmente conhecidos são a sudorese e a boca seca, mas a partir desses os efeitos só tendem a piorar, veja abaixo uma lista de efeitos que o uso da efedrina pode acarretar no consumidor:

* Tremores;

* Ansiedade;

* Dor de cabeça;

* Náuseas;

* Ataques cardíacos;

* Disfunções primárias musculares;

* Convulsões;

* Sudorese intensa;

* Diurese intensa;

* Aumento excessivo da pressão arterial;

* Derrames;

* E diversos outros.

Entre esses muitos efeitos colaterais, ainda existem os mais preocupantes, que são os efeitos crônicos, que podem ser:

* Disfunções musculares como rabdomiólise;

* Congestão nasal constante;

* Hipertensão arterial;

* Danos hepáticos graves;

* Danos renais graves;

* Descontroles urinárias;

* E diversos outros.

Em casos de consumo MUITO excessivo, e quando associada com outra substância estimulatória, a Efedrina pode causar, até mesmo, a morte do usuário, por esses diversos motivos que foi proibida a comercialização no Brasil.

Efedrina: por que é proibida para atletas? (Foto: Divulgação)
Efedrina: por que é proibida para atletas? (Foto: Divulgação)

Do que a Efedrina é composta?

A efedrina é um poderoso composto do tipo anfetamina, e é derivada da planta chinesa Ma Huang, a mesma pode ser encontrada em sua forma mais natural ou em sua forma sintética em diversos suplementos que prometem efeito emagrecedor, que garantem melhor rendimento e altos níveis de energia, e queima da gordura corporal.


ECA – Efedrina, Cafeína e Aspirina

Os mais desesperados pela busca da definição muscular e perda de gordura, utilizam uma famosa, e perigosa, combinação de termogênios, “ECA”, que é composta por três substâncias principais: Efedrina, Cafeína e Aspirina, o que poderá potencializar algo que já é perigoso por si só. O antitérmico Aspirina entra nessa combinação de termogênicos para suavizar os efeitos colaterais provocados pela perigosa combinação de efedrina e cafeína. Apesar de ser uma substância popularmente conhecida, não existem estudos que comprovem a sua eficácia. Desaconselhamos o uso de efedrina para fins emagrecedores, pois existem diversos outros métodos mais efetivos e saudáveis de alcançar o objetivo.

Efedrina: por que é proibida para atletas? (Foto: Divulgação)
Efedrina: por que é proibida para atletas? (Foto: Divulgação)

Efedrina realmente emagrece?

O uso da efedrina para o emagrecimento acontece pelo fato da mesma possuir forte efeito termogênico, aumentando a queima da gordura e fazendo com que o corpo aumente sua temperatura. Mas os efeitos são a elevação de batimentos cardíacos, algumas pessoas defendem que a efedrina só causa danos se for usadas em doses cavalares, mas a efedrina tem alto poder viciante e precisa de doses cada vez mais altas para fazer o efeito desejado. Isso faz com que, depois de um tempo, sem o uso da droga os atletas não consigam mais realizar os exercícios.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *