BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Erva Mate: tudo sobre ela e seus benefícios

A Erva Mate é muito consumido na região sul do Brasil e outros Países como: Argentina, Uruguai e Paraguai. Quem consome o conhecido Chimarrão na região sul, poderá ter os seguintes benefícios para saúde: ajuda a reduzir o risco do câncer, é um antioxidante natural, emagrece, reduz as complicações da diabetes entre outro.

Erva mate: tudo sobre ela e seus benefícios (Foto: Divulgação)

Qual a composição da Erva Mate?

A Erva Mate possui várias substancias benéficas para a boa saúde, dentre estes podemos destacar: derivados de xantina cafeoil, saponinas, polifenois, zinco, ferro, manganês, níquel, cobre, alumínio, cromo, potássio, vitamina B1, B2 e seus compostos e vitamina.

Erva mate: tudo sobre ela e seus benefícios (Foto: Divulgação)

Quais são os benefícios da Erva Mate para a saúde?

O consumo da Erva Mate ou Chimarrão, traz muitos benefícios à saúde, dentre eles podemos destacar:

Propriedades antimicrobianas: Segundo pesquisas a Erva Mate possui propriedades antimicrobianas que podem ser úteis na prevenção de riscos para a saúde causados por algumas bactérias.

Antioxidante natural: A Erva Mate é um poderoso antioxidante, pois possui em sua composição vários fitoquimicos como ácido clorogenico, polifenois e derivados de cafeoil. O seu uso ainda reduz o estresse oxidativo que aumenta o risco de danificar o fígado e o coração e o estresse nitrosativo que pode causar danos no DNA (morte celular).

Poderoso anti-inflamatório: O uso da Erva Mate pode ajudar a reduzir as inflamações, a planta possui propriedades anti-inflamatória reduzindo o risco de ter uma doença crônica, o consumo faz com a saúde melhore em geral.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares: Na sua composição estão compostos como polifenois que auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares, como por exemplo, aterosclerose. Estudos comprovaram que o seu consumo tem uma diminuição de lipídios no sangue ajudando a reduzir o mau colesterol e ainda protege o tecido do miocárdio.

Previne contra o câncer: Entre tantos benefícios ao corpo consumindo a Erva Mate, podemos destacar a prevenção do câncer, pois o produto possui propriedades anticancerígenas que são uma proteção natural contra o câncer.

Diabetes: A Erva Mate reduz as complicações causadas pela hiperglicemia diabética (alto nível de açúcar no sangue), o seu efeito sobre o corpo é um antioxidante natural que influi no processo da redução dos níveis de açúcar no sangue.


Controla a obesidade: O consumo da Erva Mate possui eficácia para a perda de peso, pois possui substancias que aumentam a oxidação da gordura, diminuição do esvaziamento gástrico e aumentando a sensação de saciedade por mais tempo o que acaba diminuindo o consumo de calorias exageradas.

Erva mate: tudo sobre ela e seus benefícios (Foto: Divulgação)

Como preparar o Chimarrão?

Para quem não conhece o chimarrão, o seu consumo é feito dentro de um recipiente chamado de cuia e para tomar é utilizado uma bomba. Para fazê-lo existem diferentes maneiras, mas no fim o resultado sempre será o mesmo, veja algumas dicas:

-Coloque um pouco de agua embaixo da cuia antes de colocar a erva, logo em seguida adicione até ficar na altura do pescoço da cuia, para formar o morro basta com cuidado virar a cuia de cabeça para baixo, cuidadosamente com a mão segurando a Erva, desta forma ela ficara somente de um lado.

-Antes de colocar a bomba coloque mais um pouco de água e espere ela evaporar, em seguida adicione a bomba na lateral que ficou mais baixa.

-Feito isto basta saborear o chimarrão.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *