BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Estrias: por que ocorrem? Como evitar?

As estrias são um problema indesejável por todas as mulheres, mas que também podem aparecer nos homens, principalmente pelo conhecido efeito sanfona. Já falamos aqui no passado, de vários cremes para a pele, como por exemplo o lift make skin. Mas hoje vamos focar nas estrias, elas podem ser causadas por inúmeros fatores, como a gravidez, a adolescência e o uso de alguns medicamentos em altas doses. Independente de qual motivo, elas são capazes de acabar com a autoestima de qualquer um e fazer com que muitas mulheres tenham vergonha de usar determinadas peças de roupa. A seguir você vai descobrir porque as estrias aparecem e as principais maneiras de evitá-las.

Estrias: por que ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)
Estrias: por que ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)

O que são as estrias

Uma das camadas de nossa pele é a derme, onde o nosso organismo produz colágeno e elastina, duas substâncias muito importantes para sustentar e dar mais elasticidade a pele. A ruptura das fibras de colágeno e de elastina pode acontecer devido a fatores hormonais ou por sua distensão, o que acaba favorecendo o aparecimento das estrias.

As estrias são lesões que parecem cicatrizes, geralmente são paralelas e podem ter diversos centímetros de extensão. Elas acometem principalmente a região das coxas, do abdômen, do dorso do tronco e também nas nádegas. No começo elas possuem um tom avermelhado e depois evoluem para uma cor esbranquiçada.

Estrias: por que ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)
Estrias: por que ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)

Descubra as causas das estrias

O aparecimento das estrias pode ser influenciado por muitos fatores, como a predisposição genética, o crescimento acelerado, ganho de peso, entre outros. É comum que as estrias apareçam na puberdade, pois é nessa época que acontece o crescimento mais rápido e a produção de estrógeno e progesterona está maior.

O mesmo pode acontecer na gravidez, quando as gestantes que engordam mais quilos do que é permitido podem ter estrias. As estrias também podem aparecer em indivíduos que engordam e emagrecem em um curto espaço de tempo, sendo resultado de dietas mal feitas e hábitos ruins. Esse efeito, conhecido como “sanfona” favorece o surgimento das estrias. Além disso, algumas atividades físicas também podem resultar em estria, como saltar e muita musculação.

Estrias: por que ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)
Estrias: por que ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)

Como tratar as estrias

Infelizmente não há como a pele voltar a ser 100% o que era antes, pelo fato de que essas são lesões irreversíveis. Os tratamentos existentes para as estrias têm como foco diminuir a aparência delas, estimulando a produção de colágeno na região. Por isso existem inúmeras técnicas, como o tratamento com ácidos que ajudam a estimular a formação do colágeno, melhorando o aspecto das estrias e deixando a pele mais bonita.


Também existem os peelings que agem de uma forma mais rápida e intensa e levam a um melhor resultado. Há ainda o método de dermoabrasão, microdermoabrasão, intradermoterapia e microcorrente galvânica.

Estrias: por que ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)
Estrias: por que ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)

Veja dicas para evitar as estrias

Nada melhor do que adotar hábitos desde cedo para evitar as estrias, pois se não você terá que sofrer com as consequências depois. A melhor maneira de evitar as estrias é hidratar bem a pele com cremes e loções, mas o surgimento delas pode acontecer da mesma forma. O surgimento delas depende muito da tendência pessoal, do corpo de cada um.

No entanto, você pode tentar evitar o aparecimento delas hidratando sua pele, mantendo uma alimentação saudável, controlando o seu peso e evitando consumir alimentos gordurosos.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *