BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Estrias: por que ocorrem? Como evitar?

As mulheres odeiam as estrias e não é para menos. Elas são horríveis e acabam com a autoestima de qualquer um. Muitas mulheres lutam para não ter e outras para acabar com elas, mas será que isso é possível? Hoje vamos falar porque elas aparecem e como podemos evitar e tratar essas inimigas do nosso corpo.

O que muitos não sabem, é que os homens também podem ter estrias. Ao contrário das mulheres, eles têm em apenas um lugar, no dorso do tronco. Nas mulheres, as estrias aparecem nas pernas, coxas, nádegas e em casos de gravidez até no abdômen.

Porque as estrias aparecem?

Estrias: por que ocorrem? Como evitar? (Foto: Divulgação)
Estrias: por que ocorrem? Como evitar? (Foto: Divulgação)

Existem vários motivos que podem levar ao aparecimento delas. Os principais fatores são: hormonais, predisposição genética, crescimento, ganho de peso e o efeito sanfona.

Na adolescência é comum elas aparecerem devido ao crescimento rápido e da alta produção de hormônios. Ela acontece nessa fase porque o crescimento rápido não deixa que a nossa pele se adapte ás novas curvas do corpo. A mesma coisa acontece no período de gravidez quando as mulheres engordam mais do que esperam.

As estrias também podem aparecer no seu corpo devido ao famoso “efeito sanfona” que acontece quando você engorda, emagrece e engorda de novo. Outro fator que pode causar estrias são algumas atividades físicas, a principal delas é o salto.

Para os homens, as estrias aparecem com a musculação. Esses exercícios acabam causando hipertrofia nos músculos, fazendo com que a pele se estique demais e assim, aparecendo às estrias.

Como posso evitar as estrias?

Estrias: por que ocorrem? Como evitar? (Foto: Divulgação)
Estrias: por que ocorrem? Como evitar? (Foto: Divulgação)

Segundo estudos, tratamentos para “curar” estrias e deixar o corpo exatamente como antes, não existem. Mas para evitar que elas apareçam e danifiquem a sua aparência, você pode fazer algumas coisas. A aparição de estrias também depende muito de cada pessoa, algumas têm e existem pessoas que a não desenvolvem.


Para evitar o surgimento delas você pode hidratar muito bem sua pele com cremes hidratantes, óleos de amêndoa ou de sementes de uva. Você pode usar esses hidratantes no banho, massageando ele pelo seu corpo, principalmente nas áreas que mais aparecem estrias.

A água é muito importante para evitar as estrias também, tomar vários copos diariamente pode ajudar a manter você e sua pele hidratadas. Manter suas refeições saudáveis e balanceadas sem ganhar muito peso pode ajudar na hora de evita-las também.

Esses cuidados devem ser tomados principalmente na parte da adolescência que é a pior época para as mulheres.

Alguns procedimentos para retirar as estrias

Estrias: por que ocorrem? Como evitar? (Foto: Divulgação)
Estrias: por que ocorrem? Como evitar? (Foto: Divulgação)

Como já dissemos, não existe nenhum tipo de tratamento para eliminar totalmente as estrias de seu corpo. O que existe são alguns procedimentos realizados por especialistas que ajudam a melhorar a pele, criando tecido colágeno. Esses procedimentos devem ser feitos apenas por médicos e só ele saberá qual é o melhor para você.

Para melhores resultados, deve-se fazer algum desses procedimentos logo no início do surgimento das estrias.

Procedimento com ácidos: o ácido retinóico ajuda a criar tecido colágeno e assim, a melhorar a visão da pele no local das estrias.

Procedimento com peelings: os peelings agem da mesma forma que o ácido, a diferença é que é de uma forma mais rápida e intensa, o que resulta em melhores resultados.

Procedimento com subcisão: esse procedimento é baseado em inserir uma agulha grossa no local da estria fazendo movimentos para frente e para trás.

Procedimento com dermoabrasão: nesse procedimento as estrias são lixadas, dando resultados parecidos com o procedimento com peelings.

Existem vários procedimentos que ajudam a amenizar as estrias em sua pele, cabe a você procurar um dermatologista para que ele analise o seu caso e faça o procedimento mais adequado.

Se você gosta de cuidar bem da sua pele, conheça também o creme anti idade Liftderma, sugiro a leitura do artigo

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *