BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Farinha de Arroz: Emagrece Mesmo?

A farinha de arroz é um produto que está cada vez mais presente na mesa e no cardápio dos brasileiros. As farinhas, no geral, são saudáveis e apresentam inúmeros benefícios para o corpo. Portanto, manter uma no cardápio é sinal de uma vida saudável. A grande dúvida sobre a farinha de arroz é se ela realmente emagrece.

A verdade é que diversos fatores influenciam para isso, como a falta de glúten no alimento. Para chegar a essa conclusão, vamos te mostrar todas as substâncias presentes no alimento e os seus benefícios que são comprovados.

O que é a Farinha de Arroz?

Farinha de arroz: emagrece mesmo? (Foto: Divulgação)
Farinha de arroz: emagrece mesmo? (Foto: Divulgação)

A farinha de arroz, para quem não sabe, é o famoso arroz integral, só que triturado. Ao ser triturado, o arroz integral dá origem a farinha e esta pode ser usada como substituta da farinha de trigo em diversas receitas. Essa farinha de arroz possui algumas substâncias importantíssimas para a nossa saúde.

Para começar ela é rica em fibras: em apenas 50 gramas é possível encontrar 2,4 gramas de fibras. Nessa mesma quantidade está presente também a proteína com 3,6 gramas, os carboidratos com 38 gramas, as gorduras com 0,3 gramas e 182 calorias. A farinha de arroz é composta ainda por vitaminas do complexo B, manganês, fósforo e ferro.

Benefícios da Farinha de Arroz

Farinha de arroz: emagrece mesmo? (Foto: Divulgação)
Farinha de arroz: emagrece mesmo? (Foto: Divulgação)

Os benefícios dessa farinha começam em relação a falta de glúten. O glúten não pode ser consumido pelos intolerantes e também é evitado por diversas pessoas que estão em busca de uma boa forma. Isso acontece porque o glúten é “acusado” de causar inflamação no organismo, danificando a saúde e o bom funcionamento do corpo. Dessa forma, a farinha de arroz é uma boa opção para substituir a farinha de trigo, pois não possui glúten e não irá prejudicar a sua saúde.

A farinha de arroz possui carboidratos complexos, aqueles indicados para quem deseja emagrecer, pois são ingeridos mais lentamente e contribuem para o aceleramento do metabolismo. A ingestão desses carboidratos evita os picos de insulina, resultando em uma prevenção da diabetes.

Quem deseja emagrecer também precisa de proteínas e a farinha de arroz possui uma boa quantidade. O manganês que também está presente nesse alimento é importante para fortalecer os ossos e dentes, aumentando a absorção do cálcio. Outro motivo pelo qual a farinha de arroz ajuda a emagrecer é que ela pode ser usada para fazer diversas receitas: fazer pães, massas, bolos, etc.

Como Fazer Farinha de Arroz?

Farinha de arroz: emagrece mesmo? (Foto: Divulgação)
Farinha de arroz: emagrece mesmo? (Foto: Divulgação)

Você não precisa ir ao supermercado para comprar a sua farinha de arroz: é possível fazê-la em casa e com poucos passos. Você só vai precisar de 2 xícaras de arroz integral e de um liquidificador. Dessas duas xícaras, coloque apenas uma no liquidificador (também pode ser um multiprocessador) e triture até virar uma farinha. Peneire essa farinha e vá triturando aos poucos os grãos que ainda existirem.

Repita esse processo quantas vezes forem precisas para acabar com a outra xícara. Se precisar de mais farinha, é só pegar mais arroz integral.

Farinha de Arroz Onde Comprar?

A farinha de arroz é uma opção que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, assim como em supermercados e feiras. Procure por estabelecimentos que comercializem produtos orgânicos e naturais.

Farinha de Arroz Índice Glicêmico

A farinha de arroz é uma farinha totalmente sem glúten e muito indicada para pessoas celíacas. A farinha de arroz normal e a integral possuem um índice glicêmico muito baixo, contribuindo para controlar o diabetes e diversas doenças do coração. Sendo assim, é uma excelente opção para todas as pessoas.


Farinha de Arroz é Low Carb?

A farinha de arroz não é considerada low carb, visto que possui um nível considerado de carboidratos. Sendo assim, ela deve ser consumida somente por pessoas celíacas ou que buscam uma qualidade de vida melhor, mas não necessariamente por quem quer emagrecer.

Farinha de Arroz Tem Glúten?

Como já mencionamos anteriormente, a farinha de arroz é livre de glúten. Existem diversas outras farinhas que também não possuem glúten e que ainda possuem baixos níveis de carboidratos, você pode intercalar o uso delas.

Mingau de Farinha de Arroz

O mingau é um prato delicioso, muito preparado no inverno por todas as pessoas. A farinha de arroz ou até mesmo o arroz integral podem ser usados no preparo dessa receita, promovendo um prato ainda mais nutritivo e gostoso.

Mingau de Farinha de Arroz. Imagem: divulgação

Veja a seguir como preparar:

– 4 xícaras de chá de leite;

– 1 xícara de chá de arroz;

– 4 colheres de sopa de açúcar;

– 1 xícara de chá de água.

Modo de Preparo:

Lave o arroz, depois bata-o no liquidificador com a água. Leve a mistura ao fogo, adicione o açúcar e o leite. Cozinhe e mexa de vez em quando. Quando estiver cozido, desligue e estará pronto.

Pão de Farinha de Arroz

Você pode usar a farinha de arroz para preparar pães.

Pão de Farinha de Arroz. Imagem: divulgação

Veja os ingredientes para a receita:

– 2 xícaras de farinha de arroz;

– 1 colher de chá de sal;

– 1 xícara de leite;

– 2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite;

– 3 ovos;

– 2 colheres de sopa de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Bata todos os ingredientes, menos o fermento, no liquidificador. A massa deve ficar bem lisa. Acrescente o fermento misturando com uma colher. Despeje a massa em uma assadeira untada com manteiga e farinha de arroz. Asse até dourar.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *