BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Febre Amarela: sintomas, como ocorre e mais

A febre amarela é transmitida por mosquitos, existem duas formas que caracterizam a doença: Febre amarela silvestre (AEDES AEGYPTI) e febre amarela urbana. A doença recebe este nome, pois o corpo fica todo amarelo e ocorrem hemorragias internas de diversos graus de gravidade, por este motivo ela é tão perigosa para o nosso organismo. O vírus tropical é mais comum na América do sul e na África. Apesar da grande incidência de casos de febre amarela a grande maioria em que a doença ocorre, os sintomas não evolui para o estágio mais grave da doença.

sintomas, como ocorre e mais (Foto: Divulgação)

Quais os principais sintomas da febre amarela?

Os sintomas mais comuns da febre amarela quando não estiver em uma fase mais grave da doença geralmente são: Fotofobia, náuseas e vômito, cansaços e fraqueza, perda de apetite, febre e dor de cabeça. Os sintomas passam sozinho nesta fase duram de 3 a 4 dias, muitas pessoas até desconhecem que tenham tido a febre amarela nestes casos. Mas existe a outra porcentagem de pessoas em que a febre amarela provoca sintomas bem mais graves como, por exemplo: Urina escura, dores abdominais, febres altas, Icterícia (vírus que causa danos ao fígado), sangramento na boca, nariz, estômago e olhos.

Em casos terminais o paciente pode apresentar convulsões, delírios e entrar em coma. A febre amarela pode levar a morte em apenas 7 a 10 dias, por isto toda a preocupação com os sintomas iniciais, a busca por ajuda médica é essencial em qualquer um dos casos.

Febre Amarela: sintomas, como ocorre e mais (Foto: Divulgação)

A febre amarela pode ser confundida com quais doenças?

Os sintomas da febre amarela se assemelham com a dengue hemorrágica, malária, leptospirose e a hepatite. O médico deve ser procurado principalmente se o paciente mora em locais de risco ou tenha viajado para alguns lugar com casos diagnosticados, é muito importante identificar a doença no início para que não venha a passar de fase, pois a febre amarela mata.

sintomas, como ocorre e mais (Foto: Divulgação)

Quais são as causas da febre amarela?

O mosquito é infectado ao picar um animal ou pessoa com a doença e então o mosquito passa a desenvolver a doença e se continuar a picar outras pessoas ou animais vai contaminar todo mundo. Nas áreas urbanas o grande vilão é o mosquito conhecido como Aedes aegypti e nas áreas rurais é o Haemagogus. O que é preciso saber é que em ambos os casos a doença é a mesma, a pessoa passa por um estado de espera de 7 dias após ser picada.


sintomas, como ocorre e mais (Foto: Divulgação)

Quais são os casos confirmados de febre amarela em 2017?

No mês de Janeiro de 2017, o Estado de Minas Gerais teve 23 casos de suspeitas de febre amarela e 14 óbitos que podem estar relacionados com a doença. São Paulo, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto também estão em estado de alerta, por causa da morte de dois macacos confirmada pela febre amarela. O Ministério da saúde admitiu que o Brasil possa estar com um surto de febre Amarela. Lembrando que os postos de Saúde disponibilizam a vacina gratuitamente.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Um comentário

  1. Pingback: Febre amarela: conheça os sintomas da doença e o que ela causa no corpo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *