BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Ferritina: porque é importante pra saúde?

A anemia ferropriva, por falta de ferro, é um dos distúrbios nutricionais que mais têm aumentado no mundo, um dos motivos para isso é o alto consumo de produtos industrializados, pobres em nutrientes. Porém, por outro lado, alguns setores da indústria têm acrescentado ferro em alguns alimentos, como cereais, leite e iogurtes, por exemplo. No Brasil, onde o índice de anemia é alto, as farinhas devem ter obrigatoriamente ferro, o que consequentemente faz com que pães, bolos e doces também tenham. A principal causa deste distúrbio é a diminuição da ferritina.

O que é a Ferritina

Ferritina: porque é importante pra saúde? (Foto: Divulgação)
Ferritina: porque é importante pra saúde? (Foto: Divulgação)

A ferritina é uma proteína globular produzida essencialmente pelo fígado, que armazena o ferro dentro das células do organismo. Ela é a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células, especialmente naquelas envolvidas na síntese de compostos férricos e no metabolismo e na reserva do ferro. Por isso, o exame de ferritina sérica é muito utilizado para diagnosticar a falta ou o excesso de ferro. Normalmente, em indivíduos saudáveis o valor de referência da ferritina sérica é de 16 a 300 ng/mL em homens e de 4 a 161 ng/mL em mulheres. Porém, na mulher é normal existir ferritina baixa na gravidez devido ao aumento da quantidade de sangue e da passagem de ferro pela placenta para o bebê. A ferritina foi descoberta por V. Laufberger em 1934.

Falta de Ferritina

A ferritina baixa está sempre relacionada com níveis de baixos de ferro e as suas causas podem ser: Sangramento menstrual; Anemia ferropriva; Hipotireoidismo; Sangramento gastrointestinal; Alimentação pobre em ferro e vitamina C. Como uma das causas mais comuns da perda de ferro é a menstruação, o problema da ferritina baixa é sempre muito mais comum em mulheres.

Como consumir Ferritina

Você pode ingerir ferro em cápsulas e suplementos, que são vendidos em farmácias como a ONOFRE, clique e veja preços:

botao onofre drogaria

Como aumentar a ferritina

Pelas referências do exame de sangue, ter uma ferritina baixa é abaixo de 10 ng/ml. Porém, para uma boa saúde, o ideal é que esteja no mínimo 50 ng/ml. Para que a tireoide funcione em perfeita harmonia, os níveis devem estar em pelo menos 70 ng/ml, pois a tireoide utiliza muito o ferro. Essa referência também vale para queda de cabelo: se estiver abaixo de 70 ng/ml, isso já contribui para a queda. Para melhorar a ferritina, o ideal é caprichar nos alimentos com ferro, sempre que possível combinados com vitamina C, que é importante fator na absorção do ferro. Se você já se alimenta muito bem, e ainda assim sua ferritina é baixa, você pode usar suplementos de ferro ou, como alternativa mais natural, o melado de cana também pode ajudar.


Consequências da Ferritina baixa

Ferritina: porque é importante pra saúde? (Foto: Divulgação)
Ferritina: porque é importante pra saúde? (Foto: Divulgação)

Quando os níveis de ferritina são baixos, pode se desenvolver anemia, bem como uma série de sintomas, tais como fadiga, falta de energia, pele pálida e fraqueza ou tontura, queda de cabelo e hipotireoidismo.

Excesso de Ferritina

A ferritina alta é um problema ainda mais grave que a ferritina baixa. Ela pode indicar o acúmulo excessivo de ferro, porém, em alguns casos também pode ser sintoma de inflamações ou infecções, estando associada a diversas condições bastante sérias: Cirrose; Câncer de Fígado; Leucemia; Arritmias Cardíacas; Diabetes Tipo 1; Infarto do Miocárdio em homens; Mal de Alzheimer. Por isso, é muito importante incluir o exame de ferritina na sua rotina de exames. O excesso de ferro é muito simples de detectar e pode prevenir doenças sérias. O excesso de ferritina é um problema mais comum em homens e em mulheres que não menstruam, pois a menstruação é uma forma de eliminação do ferro.

Como diminuir a ferritina

Geralmente os sintomas do excesso de ferritina são dor nas articulações, cansaço, falta de ar ou dor abdominal. O tratamento vai depender da causa, mas normalmente também é complementado com a retirada de sangue para equilibrar os níveis de ferro e a adoção de dietas com poucos alimentos ricos em ferro ou vitamina C. O hábito da doação de sangue, além de ser uma maneira excelente de ajudar a quem precisa, é uma maneira fácil de prevenir o excesso de ferro no sangue.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

2 comentários

  1. OLÁ MENINAS, ENFRENTEI A QUEDA DE CABELO POR QUASE 13 ANOS, MAS EM FIM, ESTOU CURADA, TODO O MEU AGRADECIMENTO À JESUS CRISTO, POIS RECEBI MEU MILAGRE. MEU CABELO CAÍA ENTRE MIL A DOIS MIL POR DIA E NO MOMENTO NÃO CAI MAIS. FIZ EXAME DE SANGUE, PRECISEI TOMAR FERRO E VITAMINA D, CORTEI ALIMENTOS RUINS (LEITE, GLUTEM, REFRIGERANTE, BISCOITO,….) E INCLUI ALIMENTOS SAUDÁVEIS, MAS NADA SURTIA EFEITO.

    DESCOBRI NA INTERNET UM PRODUTO QUE, TENHO CERTEZA QUE DEUS ME MOSTROU, POIS A ANOS PROCURAVA POR ALGUM TRATAMENTO E NÃO ACHAVA E NÃO QUERIA IR AO DERMATOLOGISTA E PERDER NOVAMENTE MEU TEMPO. MANDEI MANIPULAR POR MINHA CONTA: FATOR DE CRESCIMENTO PARA CABELO, CUJA FÓRMULA PEGUEI NA INTERNET, PROCUREM NO GOOGLE E ACHARÃO VÁRIAS FÁRMACIAS DE MANIPULAÇÃO FALANDO A RESPEITO. MINHA FÓRMULA: IGF 1,5%, AFGF 1%, VEGF 1%, BFGF 2%, COOPER PEPTÍDEO 3% (BLOQUEIA A ENZIMA 5 ALFA REDUTASE).

    NO MEU CASO, COMO MEU CABELO ESTAVA AFINANDO MUITO, DEDUZI QUE SERIA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA E COMECEI A USAR ESTE PRODUTO (20 GOTAS) E NA MESMA SEMANA A QUEDA DIMINUIU DRASTICAMENTE, TEM QUASE UM MÊS DE USO, ESTOU CURADA GLÓRIA À DEUS. USANDO SÓ ESTE PRODUTO. PAROU A QUEDA E ESTÁ NASCENDO CABELO PARA TODO LADO. HÁ OUTROS FATORES DE CRESCIMENTO QUE PODE INCLUIR, PORÉM, FICA CADA VEZ MAIS CARO, EU PAGUEI 150 REAIS EM 100ml. ESPERO TER AJUDADO, CONFIEM EM DEUS, NUNCA DESISTA, DEUS SOCORRE, NÃO IMPORTA O QUANTO A SITUAÇÃO FOR DIFÍCIL, DEUS TRANSFORMA MALDIÇÃO EM BÊNÇÃO!!!!

    • Oi Julia.
      Sofro com queda de cabelo a 3 anos e meio..
      Gostaria de saber se vc melhorou de fato com Esta fórmula.
      Meus cabelos diminuiram e afinou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *