BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Fibrose Cística que é? Como tratar?

A fibrose cística é uma doença grave, que deve ser diagnostica logo, pois o seu prejuízo à saúde pode acarretar na morte do paciente se não for tratada. Os seus sintomas podem aparecer até os dois anos de idade da criança ou mais. Pode ocasionar infecções nas vias respiratórias ou comprometer o pâncreas. É preciso estar atentos aos seus sintomas que pode variar dependendo da idade, a procura do médico para começar quanto antes o tratamento é essencial para que o paciente tenha mais qualidade de vida. Não espere os sintomas agravarem! Cuide-se!

Fibrose cística que é? Como tratar? (Foto: Divulgação)

O que é a fibrose cística?

A fibrose cística é uma doença genética, ou seja, hereditária. É causada por um gene defeituoso, fazendo com que o corpo produza um liquido anormal, conhecido como muco, este liquido fica denso e pegajoso e se acumula no pâncreas e nas vias respiratórias dos pulmões.

Resultando em infecções pulmonares que podem levar até a morte do paciente, e causar problemas digestivos graves. Para o homem a doença pode afetar o sistema reprodutivo e ainda comprometer as glândulas sudoríparas.

Fibrose cística que é? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Quais são os sintomas da Fibrose Cística?

Os sintomas podem ser diagnosticados em crianças até os dois anos de idade sendo bem mais raro o seu diagnostico tardio. Mas podem ser verificados com 18 anos ou mais se a doença for mais leve.

A fibrose cística pode variar de sintomas dependendo da idade do paciente. Em recém-nascidos, geralmente ocorre o entupimento do intestino, o que dificulta o aumento de peso também pode ter uma tosse com secreção ou ainda uma desidratação sem causas aparentes.


Em crianças maiores ou adolescentes o paciente apresenta uma perda de peso, infertilidade, diabetes, formação de pólipos nasais, tosse crônica com secreção, desnutrição, doença hepática e infecções respiratórias.

Fibrose cística que é? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Como diagnosticar a fibrose cística?

Para diagnosticar a fibrose cística alguns exames específicos podem ser feitos depende da idade e dos sintomas do paciente. Tais como: Teste do pezinho, que é feito na criança para identificar doenças congênitas, o teste do suor, teste genético, teste de gordura nas fezes, medição da função do pâncreas, raio X ou tomografia computadorizada do tórax, teste de estimulação da seretina, avaliar os pulmões entre outros. Quanto mais cedo for o diagnostico, da fibrose Cística, melhor será a qualidade de vida.

Fibrose cística que é? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Qual o tratamento da Fibrose cística?

O tratamento da Fibrose cística é diversificada, tudo depende da idade do paciente e onde os sintomas estão aparecendo. O principal objetivo é dar qualidade de vida aos pacientes já que está doença não tem cura.

Tratamento para problemas intestinais: O uso de suplementos vitamínicos, A,D,E e K, Enzimas pancreáticas e dieta rica em proteínas e calorias para crianças maiores de 2 anos de idade.

Tratamento para problemas pulmonares: Em casos mais graves da doença, o transplante de pulmão, terapia de substituição de enzima para afinar o muco, medicamentos inalados para abrir as vias respiratórias, antibióticos para tratar as infecções respiratórias e aumentar a concentração de soluções salinas.

Lembrando que o diagnóstico precoce da Fibrose Cística pode dar melhores condições de vida ao paciente.

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *