BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Glaucoma: quais os sintomas?

Muitas pessoas desenvolvem o glaucoma. O glaucoma nada mais é do que um grupo de doenças oculares que causam danos irreparáveis no nervo óptico, podendo levar a perda completa da visão. O glaucoma pode ser de quatro tipos, e cada um possui suas próprias características e sintomas. O glaucoma pode ser causado por vários fatores e o tratamento tem como objetivo diminuir a pressão ocular. A seguir você conhece todos os sintomas e tipos de glaucomas.

Glaucoma: quais os sintomas? (Foto: Divulgação)

Tipos de Glaucoma

O primeiro tipo é o glaucoma de ângulo fechado (agudo). Ele surge quando a saída do humor aquoso é bloqueada, gerando um aumento rápido e muito doloroso na pressão intraocular. Os casos agudos de glaucoma são emergenciais e devem ser tratados com rapidez.

O segundo tipo é o glaucoma de ângulo aberto (crônico), sendo um dos mais comuns e hereditário. Nesse tipo o aumento na pressão ocular é desenvolvido lentamente, causando danos no nervo óptico, levando a perda do campo de visão. O terceiro tipo é o glaucoma congênito, onde a criança já nasce com a doença; é um tipo raro. O último tipo é o glaucoma secundário, sendo causado principalmente pelo uso de alguns medicamentos, por traumas ou ainda por outras doenças oculares.

Glaucoma: quais os sintomas? (Foto: Divulgação)

Sintomas de Glaucoma

Os sintomas de glaucoma são bem variados, de acordo com cada tipo, por isso é fundamental conhecer grande parte deles. No glaucoma de ângulo aberto a maioria das pessoas não apresentam nenhum sintoma até o início da perda de visão; nesse caso, as pessoas são acometidas com a perda gradual da visão tubular.

No glaucoma de ângulo fechado os sintomas incluem dor grave em um olho, visão embaçada, náusea, vômito e olhos vermelhos. Já no glaucoma congênito, os sintomas surgem nos primeiros meses de vida do bebê, e incluem: nebulosidade na parte frontal do olho, lacrimação, sensibilidade à luz, olhos vermelhos e aumento dos olhos ou de apenas um deles.

Glaucoma: quais os sintomas? (Foto: Divulgação)

Quais são os fatores de risco para o Glaucoma?

Há alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de um indivíduo desenvolver o problema. Por exemplo, um histórico familiar de glaucoma pode aumentar as chances de você desenvolver o problema. Usar por muito tempo medicamentos à base de corticosteroides também é um fator de risco, assim como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo.


Pessoas com mais de 60 anos ou mais de 40 anos também correm mais riscos de desenvolver o problema.

Glaucoma: quais os sintomas? (Foto: Divulgação)

Tratamento do Glaucoma

O glaucoma de ângulo aberto pode ter um tratamento bem sucedido com colírios; alguns pacientes podem necessitar usar mais de um tipo de colírio, além de comprimidos para diminuir a pressão ocular. Em casos específicos é preciso tratamento com laser ou até mesmo a cirurgia.

No glaucoma de ângulo aberto o tratamento envolve colírios, pílulas e medicamento intravenoso. Em alguns casos o paciente precisa ser submetido a um procedimento denominado iridotomia. No glaucoma congênito o tratamento é feito por meio de cirurgia, onde as câmaras do ângulo são desobstruídas. Converse com o seu médico para que ele lhe aplique o melhor tratamento de acordo com o seu tipo de glaucoma.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *