BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Hepatite: como ela ocorre?

A hepatite é um problema que acomete o fígado e pode ter vírus de vários tipos, como A, B e C. Ela é causada principalmente devido ao abuso do consumo de álcool ou de outras substâncias, como remédios. Os vírus atacam o fígado e parasitam suas células para a reprodução. Cada hepatite pode ser transmitida de uma maneira, sendo fundamental saber identificar cada tipo para que assim você possa buscar o tratamento adequado. A seguir, conheça as causas e os sintomas da hepatite.

Hepatite: como ela ocorre? (Foto: Divulgação)

Tipos de Hepatite

A hepatite A é transmitida através de alimentos ou água contaminada, mas também de uma pessoa para outra. Geralmente ela não apresenta nenhum sintoma, mas quando eles surgem, envolvem febre, náuseas, vômitos, falta de apetite, desconforto abdominal e vários outros. Não há um tratamento específico para a hepatite A, pois espera-se que o organismo do paciente reaja naturalmente contra o problema.

Já as hepatites do tipo B e C são transmitidas pelo sangue. As principais vítimas desse tipo de hepatite são os pacientes atendidos com material cirúrgico contaminado e que não sejam descartáveis, além de usuários de drogas injetáveis. Além disso, a hepatite B também pode ser transmitida através do contato sexual, portanto é fundamental sempre usar camisinha.

Hepatite: como ela ocorre? (Foto: Divulgação)

Hepatite B e C

É comum que esses tipos de hepatite também não apresentem sintomas, fazendo com que os pacientes não descubram rapidamente que possuem o vírus. Muitas pessoas acabam descobrindo até mesmo por acaso que possuem o problema.

Quando surge algum sintoma, ele é muito parecido com o sintoma da hepatite A. O que diferencia a hepatite A das hepatites B e C, é que estas duas últimas podem evoluir para um quadro crônico, se transformando em um câncer de fígado.


Hepatite: como ela ocorre? (Foto: Divulgação)

Tratamento para Hepatite

A forma aguda da hepatite não possui nenhum tratamento, apenas um tratamento sintomático para acabar com as náuseas e vômitos. É fundamental que o paciente permaneça em repouso para se recuperar da hepatite.

Pacientes com hepatite devem optar por uma dieta pobre em gordura e rica em carboidratos, por ser de melhor digestão no caso de falta de apetite. Há apenas uma restrição de álcool para o paciente com hepatite, que deve durar de seis meses a um ano. Se o paciente ingerir álcool nesse período, pode prejudicar sua recuperação.

Hepatite: como ela ocorre? (Foto: Divulgação)

Como prevenir a hepatite?

Para prevenir a hepatite A o indivíduo precisa viver em um local em higienizado, com saneamento básico; além disso, é fundamental se vacinar contra a hepatite A nos postos de saúde. No caso da hepatite B, também há uma vacina que ajuda na prevenção, mas é fundamental tomar cuidado quando for transferir sangue, para ver se os materiais usados são descartáveis.

Não existe uma vacina contra a hepatite C, portanto o cidadão deve se prevenir tomando as mesmas medidas mencionados no caso da hepatite B, além de diminuir o consumo de álcool, não ingerir substâncias que sejam tóxicas ao fígado e não ingerir em excesso alguns medicamentos. Mais informações você encontra em postos de atendimento do SUS.

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *