BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Herpes zoster: o que é? Como curar?

O nome pode ser parecido, mas o herpes zoster não se assemelha em nada com o herpes “tradicional”. Entenda o que é e como curar a herpes zoster

 

Se você já teve alguma vez catapora na vida, então está na lista de pessoas que podem desenvolver o herpes zoster, mas não se assuste, não é nada de outro mundo. Isso porque, ao contrário do que pensam, o herpes zoster não é causada pelo mesmo vírus que causa o herpes “tradicional” e sim pelo vírus Varicella-Zoster responsável pela catapora. Logo, todos que já tiveram catapora continuam com o Varicella-Zoster alojado no organismo mas em modo “adormecido”, porém, por inúmeros fatores ele pode voltar a ativa. Então saiba o que é o herpes zoster e como curar.

 

O que é Herpes zoster?

herpes zoster

Herpes zoster são erupções que ocorrem geralmente no tronco, na região abaixo do peito, causado pelo vírus Varicella-Zoster. Com o herpes “tradicional” que atinge as regiões da boca e genitais, só se assemelha no nome, pois são provocados por vírus diferentes.

Como surge o Herpes Zoster?

Bom, se todo mundo que já teve catapora tem o vírus alojado no organismo, por que só em algumas pessoas aparecem? O motivo de somente algumas pessoas desenvolverem o herpes zoster ainda é controverso, mas as principais causas são baixa imunidade, estresse, sistema imunológico debilitado devido a tratamentos (HIV, câncer) e em pessoas com idade avançada.

Sintomas do Herpes Zoster

Os sintomas são bem fáceis de identificar. O herpes zoster causa bolhas e depois feridas nas regiões dos nervos onde ficaram adormecidos. Na maioria das vezes esses nervos são na região do tórax (abaixo do peito), começando nas costas. Ele normalmente só atinge de um lado: esquerdo ou direito, mas podem haver vários pontos de erupção no corpo. Em alguns casos antes das erupções ocorrem ardências, dor e calafrios.

herpes zoster sintomas

Contaminação do Herpes Zoster

Pessoas com herpes zoster só correm o risco de contaminar pessoas que nunca tiveram catapora, e caso isso ocorra a pessoa irá desenvolver a principio somente catapora, que é a primeira fase do vírus. Já as demais pessoas que já tiveram catapora em alguma fase da vida não correm risco.


Como curar o Herpes Zoster

Normalmente o herpes zoster desaparece naturalmente, mas como os sintomas podem incomodar muito os médicos normalmente indicam medicamentos antivirais. É importante que seja diagnosticado imediatamente para a ação dos remédios serem mais eficazes. Os mais indicados são Aciclovir, Valaciclovir e Famciclovir. Também é comum fazer o uso de analgésicos para aliviar a dor.

 

Como o herpes zoster pode atingir qualquer pessoa que já teve catapora é muito importante ter cuidado. Práticas do dia a dia como uma boa alimentação, exercícios e redução do estresse podem ser bom aliados para evitar incômodos como esse. A vacina na infância contra a catapora também é fundamental para o desenvolvimento da doença. Previna-se.


Gostou da matéria? Você já teve herpes zoster? Conte pra gente sua experiência ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Espero vocês de novo e boa sorte.

Recomendados para você:

Sobre Jessyka

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do Corpo & Estética ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *