BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Hipoglicemia: como ocorre? Como tratar?

Hipoglicemia ou nível de açúcar baixo é o nome dado a um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue. Quando não é tratada, pode trazer consequências graves para o organismo.

Ela pode ou não afetar pessoas portadoras de diabetes e muitos a consideram um efeito colateral do tratamento. Mas não é apenas nesse caso que ela surge, há muitos outros fatores que a desencadeiam. Para esclarecer a dúvida de muitas pessoas: Hipoglicemia não é uma doença, mas um sinal de que há algo de errado em seu organismo.

Hipoglicemia: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Hipoglicemia: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Tipos de Hipoglicemia

Existem apenas dois tipos de Hipoglicemia, sendo um a Hipoglicemia de Jejum e a Hipoglicemia Pós-Prandial. Aprenda a diferenciá-las: a hipoglicemia de jejum acontece antes das refeições e a hipoglicemia pós-prandial depois das refeições. O tipo mais comum é o primeiro, mas nada descarta a hipótese do outro surgir.

Causas de Hipoglicemia

Há muitos fatores que podem contribuir para o aparecimento de hipoglicemia em seu organismo. Se a taxa de glicose de uma pessoa ficar acima de 126 mg/dL durante dois dias consecutivos, ela é diagnosticada com diabetes. Quando essas taxas estão abaixo de 45 mg/dL, a pessoa é diagnosticada com hipoglicemia. Mas há casos em que você pode ter os dois. Para controlar o problema, o paciente tem que tomar algumas doses de insulinas e quando elas são maiores do que o necessário, acaba acontecendo a hipoglicemia.


Mas também há outros fatores que podem influenciar no aparecimento de hipoglicemia: o uso de alguns medicamentos como os usados para diabetes ou para tratar malária, consumo excessivo de álcool, algumas doenças crônicas como problemas nos pâncreas e nos rins, e deficiências endócrinas.

Hipoglicemia: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Hipoglicemia: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Sintomas de Hipoglicemia

A hipoglicemia pode causar alguns sintomas que mostrem a irregularidade no corpo, como confusão mental, comportamento anormal e dificuldade em realizar tarefas simples. Alguns sintomas menos comuns são as convulsões, o coma e a perda de consciência.

Em alguns casos ainda podem surgir palpitações, tremores, suor frio e fome excessiva, mas como esses não são sintomas apenas de hipoglicemia, é boa uma consulta ao médico para ter certeza.

Como tratar ?

Há dois tipos de tratamentos necessários: inicial e imediato. O tratamento inicial depende dos sintomas apresentados pelo paciente. Os sinais mais comuns são tratados através da ingestão de açúcar. Em caso de sinais mais graves, o ideal são injeções de glucagon ou de glicose intravenosa, junto com mudanças na dieta.

Se a hipoglicemia for causada por algum medicamento, o médico pode sugerir outro medicamento para suprir a necessidade. Já se a causa for um tumor no pâncreas, o único tratamento é uma intervenção cirúrgica.

Como prevenir ?

A hipoglicemia também pode surgir do fato de ficarem muitas horas sem se alimentar, para evitar isso tome sucos, coma chocolates e não fique sem comer mais de 3 horas. Para evitar a  de último tipo, a recomendação é trocar os alimentos ricos em glicose por alimentos com carboidratos de baixa carga glicêmicos e ricos em fibras.

Importante

Procure sempre seu médico ao sentir qualquer dos sintomas apresentados.A prevenção é sempre o melhor remédio e tratamento. Nosso site não se responsabiliza pelo mal uso das informações aqui apresentadas, que são de domínio público.

Deixe nos comentários se tiver alguma sugestão de artigo ok?

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *