BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Hipoglicemia: o que é? Como ocorre?

A hipoglicemia é quando os níveis de açúcar do sangue estão muito baixos. Assim como a diabetes, a hipoglicemia acomete milhares de pessoas ao redor do mundo. Ao ignorar os sintomas da doença, complicações graves podem surgir e agravar ainda mais o quadro do paciente, por isso é importantíssimo saber identificar os sintomas para dar início ao tratamento. A hipoglicemia, como falado, é diagnosticada quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos e por isso ela pode ou não aparecer em portadores de diabetes. Muitas pessoas utilizam medidores com agulhas, ou o mais moderno sem picadas que o free style libre. Mas vamos nos ater a identificação do tipo

Hipoglicemia: o que é? Como ocorre? (Foto: Divulgação)
Hipoglicemia: o que é? Como ocorre? (Foto: Divulgação)

Hipoglicemia de jejum e hipoglicemia pós-prandial

Existem dois tipos de hipoglicemia. A hipoglicemia de jejum acontece antes das refeições e a hipoglicemia pós-prandial ou reativa surge após as refeições. O tipo mais comum é o primeiro, mas não é possível descartar a hipótese de que o segundo tipo possa aparecer.

Os sintomas de ambas as hipoglicemias são bem parecidos, o que vai determinar qual o paciente possui, é quando ela apareceu.

Hipoglicemia: o que é? Como ocorre? (Foto: Divulgação)
Hipoglicemia: o que é? Como ocorre? (Foto: Divulgação)

Sintomas da hipoglicemia

Quando o nosso corpo não possui a quantidade necessária de açúcar para funcionar corretamente, surge a hipoglicemia e junto dela alguns sintomas. O principal deles é a confusão mental, mas o indivíduo também pode sofrer com dificuldade para fazer tarefas simples e rotineiras e com comportamento diferente do normal.


Há também os sintomas menos comuns, como convulsões, coma e até perda de consciência; e até mesmo sintomas que podem surgir junto com a doença, mas que não são exclusivos da hipoglicemia, como tremores, ansiedade e fome excessiva.

Tratamento para hipoglicemia

Existem dois tipos de tratamento para a hipoglicemia, o inicial e o de imediato. O tratamento inicial irá depender dos sintomas que o paciente apresentou; se os sintomas forem simples, o paciente poderá ser tratado com ingestão de açúcar através de alimentos. Por outro lado, se os sintomas forem mais graves, o tratamento consiste na injeção de glucacon ou de glicose intravenosa, assim como mudanças na dieta e o inicio de práticas físicas.

Um medicamento também pode estar causando hipoglicemia, nesses casos o mais indicado é cessar o uso do medicamento ou substituí-lo por outro.

Hipoglicemia: o que é? Como ocorre? (Foto: Divulgação)
Hipoglicemia: o que é? Como ocorre? (Foto: Divulgação)

Possíveis complicações da hipoglicemia

O indivíduo que ignorar os sintomas da hipoglicemia e não iniciar o tratamento o mais rápido possível irá sofrer com graves complicações, como perda de consciência. A hipoglicemia também pode causar convulsões, deixar a pessoa em coma e, em casos mais graves, levar a morte. Por isso, ao sentir algum dos sintomas citados anteriormente, não hesite em ir buscar ajuda de um especialista.

Se você trata a doença e é portador de diabetes, também precisa tomar alguns cuidados para evitar que outras complicações apareçam. O ideal é que você se alimente antes de dormir, não pule as refeições, controle o consumo de carboidratos, consulte regularmente a taxa de glicose no sangue, evite o consumo de bebidas alcoólicas e tenha cuidado na hora de aplicar insulina. Mais cuidados podem ser indicados pelo médico, de acordo com o caso de cada paciente. Nunca deixe de tratar uma doença!

 

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *