BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

IMC: o que é? como calcular?

Receba mais informações sobre Alimentação, Dietas e suplementos, grátis em seu email:

Digite seu email:


Muitas pessoas relacionam peso com altura, e acabam pensando que “x quilos não é ideal para tal altura”. Essas informações são de senso comum, e sabemos delas desde pequenos e, por isso, muitas vezes, cometemos erros muito equivocados em relação ao peso, massa e etc.É muito importante entender sobre isso para saber de verdade o peso ideal para seu tamanho, sua idade, qual a relação de peso e massa e muito mais.

Essas coisas aprendemos tanto nas aulas de física e educação física também, mas se você ainda não chegou nessa etapa ou nem lembra mais, hoje vamos dar dicas de como entender mais sobre o assunto.

IMC: o que é? como calcular? (Foto: Divulgação)

O que é o popular “IMC”?

Muito falado por professor de educação física, personal e nas academias, o IMC é super popular no ambiente fitness. Muita gente, porém, encontra dificuldades em descobrir o que é, algumas ficam até mesmo “encabuladas” por não entenderem sobre o assunto.

O assunto não é muito comentado, por isso, não hesite em perguntar por profissionais na área que darão respostas à altura.

Mas no geral, o Índice de Massa Corporal (IMC), é uma técnica utilizada para descobrir se a pessoa está com o peso e massa corporal indicados, ou se está sofrendo de um caso de graus de obesidade.

IMC: o que é? como calcular? (Foto: Divulgação)

Como funciona o cálculo do IMC?

Para calcular o IMC, você não precisará procurar um profissional na área, basta seguir os passos que são indicados. Já citamos anteriormente, mas vale lembrar que o intuito do IMC não é ser um cálculo complexo e de difícil acesso, ele foi desenvolvido pra estar acessível para todas as pessoas calcularem.


Em relação à como funciona o cálculo, o mesmo é desenvolvido através de uma divisão da massa da pessoa, pelo quadrado da sua altura. É muito importante na hora de calcular não errar as unidades, pois isso pode mudar completamente os resultados do cálculo.

A unidade da massa deve estar convertida para quilogramas, já a altura deve estar em metros, dessa forma, o resultado é obtido da forma correta.

Qual a importância de calcular o seu IMC?

A importância do IMC têm bastante visibilidade, mas algumas pessoas pensam que é apenas especulação para descobrir se a pessoa está “gorda” demais, ou não. Isso é muito errado, já que a média do IMC também fala sobre pessoas que estão abaixo do peso.

É importante calcular o IMC para descobrir se está tudo bem com o seu corpo e com a sua forma e estilo de vida.

Pessoas que estão enquadradas nas faixas de sobrepeso e abaixo do peso, podem estar mais suscetíveis à estarem com a imunidade baixa, à desenvolverem doenças degenerativas como obesidade, doença do coração e diabetes.

IMC: o que é? como calcular? (Foto: Divulgação)

Entenda a tabela de IMC

Após efetuar o cálculo de IMC, você obterá um número que estará entre 17 e pode ir até os 40. Diante desse número, existe uma tabela para classificar se você está, ou não, dentro do peso ideal para seu tamanho, altura e massa corporal.

Acima dos 17, é considerada uma pessoa muito abaixo do peso, entre os 17 e 18 ainda está considerada uma pessoa que está abaixo do peso. O resultado considerado como peso “normal” fica entre 18 e 24, e dos 24 até 40 varia entre os níveis de obesidade, indo até obesidade mórbida.

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *