BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Manchas nas Unhas podem indicar doenças: Veja como identificar!

As manchas nas unhas podem indicar sérios problemas na saúde e para cada tipo de doença, as manchas nas unhas se manifestam de diferentes formas. Veja como identificar estes sinais e atente-se ao momento certo de buscar a ajuda de um profissional da área.

Todo mundo quer ter unhas bonitas e saudáveis, não é mesmo? Além de um visual bonito das unhas, todo mundo quer estar com a saúde em dia: Para isso é importante ficar de olhos bem abertos!

As unhas estão diretamente ligadas ao funcionamento do nosso corpo, através delas é possível saber qual o o estado de saúde de uma pessoa. Isso acontece porque as unhas são anexos cutâneos e assim como a nossa pele, as unhas também são acometidas em algumas doenças específicas, entre outras doenças sistêmicas.

Tipos de Manchas nas Unhas

manchas nas unhas

Sabe aquelas manchinhas que vez ou outras aparecem nas unhas e que parecem super inofensivas? Pois é, elas estão ali e existe um motivo para isso. Elas estão tentando sinalizar que alguma coisa não vai bem com a sua saúde. Se isso nunca aconteceu com você, ótimo! Porém, se conhece alguém que passou (ou está passando!) por esta situação, é importante não ignorar e buscar a ajuda de um profissional da área.

Para aprofundarmos um pouco mais neste assunto e entendermos de que maneira estas manchas se manifestam, suas características e o que cada uma delas significa, vamos falar rapidamente sobre os casos de manchas nas unhas mais comuns existentes.

Manchas Brancas nas Unhas

Neste caso existem duas possibilidades: Uma delas é o surgimento de manchas brancas nas unhas devido à pequenas lesões por algum tipo de impacto leve, como o simples fato de roer as unhas e forçar a raiz das unhas, ou o simples fato do impacto dos dedos no teclado do computador.

Por outro lado, em alguns casos, o surgimento de manchas brancas nas unhas podem estar diretamente ligados à má alimentação, acarretando problemas de anemia, assim como também pode estar ligado à cirrose, doenças renais, cardíacas e diabete.

Unhas com Manchas amareladas

As manchas amarelas podem estar sinalizando problemas de infecções fúngicas, o uso prolongado do antibiótico costuma manchar os dentes e as unhas. Hepatite C, doenças pulmonares também costumam deixar sinais de manchas amareladas nas unhas.

E alguns motivos bem inofensivos, também podem manchar as unhas com a mesma tonalidade. —Como por exemplo, o simples fato de comer mamão, laranja, cenoura em uma quantidade considerável, ocorre uma retenção de betacaroteno, gerando a pigmentação das unhas.

Unhas com Manchas Roxas

Exceto em casos de hematoma consequente de algum impacto ou pancada, as manchas roxas nas unhas indicam problemas muito sérios como doenças infecciosas, doenças renais e ou, cardíacas. Para esta pigmentação de manchas nas unhas, existem muitas possibilidades e possíveis diagnósticos, por isso é fundamental a orientação médica.

As machas roxas nas unhas podem estar sinalizando qualquer uma destas complicações: Meningite, septicemia, enfisema, bonquite, asma, poblemas no fígado, policitemia entre outras doenças.

Unhas amareladas e grossas


Estes sinais indicam problemas de infecções fúngicas, ou popularmente também chamadas de “micoses”. Além do amarelamento das unhas, em alguns casos também pode ocorrer o descolamento das unhas, espessamento e deformação.

Esta características de manchas amareladas nas unhas costumam se manifestar em pessoas com diabetes, doenças vasculares, fumantes, pessoas do sexo masculino, assim como também em pessoas idosas.

Unhas fracas e quebradiças

Quem percebe que as unhas estão fracas e quebradiças com frequência, precisa ficar de olho nas alterações e carências do organismo, como por exemplo vitamina A.

Pessoas com problemas de hipertireoidismo também apresentam unhas fraquinhas e quebradiças. Vale observar ainda, se os cabelos também apresentam as mesmas  das unhas, em casos de hipertireoidismo, provavelmente apresentarão.

Unhas esverdeadas

Manchas esverdeadas nas unhas sinalizam problemas como por exemplo infecções bacterianas e micoses.

Fique atenta à sua saúde e não ignore os sinais do seu corpo, sempre que perceber algum sintoma diferente do normal, não hesite em buscar a ajuda de um profissional para avaliar a sua saúde. Em alguns casos pode não ser nada grave, mas em casos mais sérios, faz toda a diferença buscar ajuda no ínício, impedindo assim, complicações ainda maiores posteriormente.

 

Pois é pessoal, espero que tenham curtido as dicas.

Dúvidas e sugestões, deixem para nós nos comentários abaixo, ok?

 

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

9 comentários

  1. Mundo das Unhas Decoradas

    Muito boas essas suas dicas em como identificar doenças através das unhas 🙂

  2. Nossa. Muito esclarecedor o artigo. É preciso ficar atenta aos sintomas, pois pode ser algo bem sério.

  3. Gostaria de saber sobre um risco escuro na uma do pé.
    Acabei de fazer uma cesariana onde tive que tomar algumas medicações e antibióticos poi com 25 dias hoje os pontos não sarou é possível que seja por conta disso.

  4. Sandra Lenita Ferraz Rosa

    Gostei muito da matéria sobre manchas nas unhas. Obrigada.

  5. Boa tarde! Tenho uma listra marron no dedo polegar. O que poderia ser?

  6. A minha unha do dedão do pé esquerdo está com uma aparência azulada, só ela e me incomodando um pouco fica uma dorzinha leve, é mais um incômodo q uma dor. Será q Pode ser algo?

    • Eu estou com uma mancha preta em baixo da unha do dedão do direto estou aqui sem chão porque fiquei sabendo q pode ser Câncer já faz mais de duas semana quero cortei até sair toda manda e ainda não voltou o q eu falso mim ajudam

    • Eu me assustei pois eu tirando o esmalte percebi que tem manchas na minha unhas fiquei apavorada ?

  1. Pingback: O tom do perigo: unhas roxas podem significar um grave risco a sua saúde | Diário de Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *