BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Mel: quais os benefícios para saúde?

Relatos indicam que o mel tem sido consumido a mais de cinco milênios antes do nascimento de cristo, pois os Egípcios já utilizavam tanto o mel para adoçar bebidas como embalsamar suas múmias. O mel é um alimento natural obtido através do néctar das flores e a saliva da abelha. É um ótimo medicamento natural que previne várias doenças, impede o crescimento de micro-organismos e conta com ação antimicrobiana. Sem falar que o mel aliado ao limão é um antibacteriano natural rico em vitamina C.

Mel: quais os benefícios para saúde? (Foto: Divulgação)

Como as abelhas produzem o mel?

As abelhas campeiras iniciam a sua produção de mel, quando colhem o néctar de uma flor como se tivessem uma bomba de sugação, elas possuem uma bolsa que fica numa região do estômago onde o néctar é estocado. Quando as abelhas retornam á colmeia o néctar coletado é colocado na tromba das abelhas Engenheiras, que vão sucessivamente estocar este mel coletado dentro da colmeia, durante este processo a abelha introduz através da saliva, enzimas que convertem o açúcar do néctar em glicose e frutose. Quando terminar este processo as abelhas ainda lacram o mel com cera, somente 48 horas depois é que o mel estará pronto.

Mel: quais os benefícios para saúde? (Foto: Divulgação)

Quais são os benefícios do mel para a nossa saúde?

O mel é um dos únicos alimentos naturalmente doce que contém sais minerais como magnésio e potássio e proteínas, que são muito importantes para a nossa saúde. Além de ser muito saboroso, ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico, diurético, antioxidante, digestivo, calmante e expectorante. É um remédio natural, o seu consumo só tem a somar para a nossa vida.


Mel: quais os benefícios para saúde? (Foto: Divulgação)

A lista dos seus benefícios é longa, mas dentre elas podemos destacar:

-Fonte de cálcio: O mel é um transportador natural de nutrientes rico em cálcio só traz benéfica a nossa saúde e se for ingerido junto com o leite ainda se torna mais poderoso podendo inclusive prevenir a osteoporose.

– Ajuda na digestão: O mel tem propriedade de probióticos, que são bactérias benéficas que se desenvolvem em nossos intestinos. O mel promove o equilíbrio desta função no trato digestivo, evitando a constipação, inchaço e cólicas intestinais.

– Remédio natural para insônia: O mel é um dos alimentos que possui um açúcar natural e raro que promove triptofano que ao ser liberado ao cérebro é convertido em serotonina que induz uma sensação de relaxamento.

– Retarda o envelhecimento: O mel é um antioxidante que atacam os radicais livres que estão por de trás da degradação da pele ou seja previne as rugas que aparecem com o passar da idade.

– Antibacteriana: O mel também é bom para doenças respiratórias, como tosses e resfriados.

O mel sozinho já auxilia o corpo para ficar longe de vários problemas de saúde e junto com os outros ingredientes se torna ainda mais poderoso dentre eles podemos destacar:

– Mel com limão, ótimo medicamento natural que previne resfriados e gripes, rico em vitamina C.

-Mel com própolis, alivia os sintomas da amigdalite, faringite resfriado e gripe.

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *