BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Menopausa: do que se trata, dicas para cuidar

goji xtreme   

Conheça tudo sobre a menopausa e veja como passar por isso de forma mais tranquila!

A menopausa é o momento na vida da mulher em que ocorre o esgotamento dos óvulos e, consequentemente, o fim dos ciclos ovulatórios e ciclos menstruais. Entre os que não entendem do assunto, geralmente existe uma confusão entre os termos: menopausa é o nome dado ao último ciclo menstrual da vida da mulher, o período que segue após a cessação dos ciclos menstruais se chama climatério.

Menopausa: do que se trata, dicas para cuidar (Foto: Divulgação)
Menopausa: do que se trata, dicas para cuidar (Foto: Divulgação)

Utilizar o termo errado é muito comum!

Depois de entender sobre essa parte da menopausa, você não precisa achar que é burro ou o único que usa o termo errado, é muito comum ouvir dizer que a mulher está na menopausa, mas essa não é a forma correta, o correto seria dizer que a mulher teve o último ciclo menstrual, que é a menopausa, e que agora se encontra na fase climatério.

A vida fértil da mulher é determinada do início ao fim, o primeiro ciclo menstrual é intitulado “menarca”, que é quando a vida fértil da mulher inicia, e na menopausa é quando ela chega ao fim!

Menopausa: do que se trata, dicas para cuidar (Foto: Divulgação)
Menopausa: do que se trata, dicas para cuidar (Foto: Divulgação)

O que influencia na idade da menopausa?

Geralmente as mulheres têm a menopausa após os 45 anos de idade, mas isso não significa que seja uma regra e que acontecera dessa forma com todas as mulheres, com algumas ocorre antes, BEM antes.

Mas muitos fatores influenciam na idade que a menopausa acontece, como a história reprodutiva da vida da mulher, a genética, mulheres que tem ovários removidos, que sofrem tratamento com quimioterapia e radioterapia, o uso excessivo do fumo e álcool também podem ser uma influência.

Menopausa: do que se trata, dicas para cuidar (Foto: Divulgação)
Menopausa: do que se trata, dicas para cuidar (Foto: Divulgação)

Sintomas indesejáveis da menopausa

A causa da menopausa é o esgotamento dos óvulos, e a causa dos sintomas indesejados é a falta de estrógeno no organismo, porém junto com ela vêm uma série de sintomas indesejáveis que pode atingir muitas mulheres, veja os principais sintomas, que são:

* Fogacho, conhecido como “ondas de calor”;

* Aumento de peso;

* Insônia;

* Suor;

* Secura vaginal;

* Tonturas;

* Menstruação irregular;

* Mudança de humor;

* Redução na libido;

* Entre alguns outros.

Caso você esteja passando por essa série de sintomas indesejáveis e que dificultam a qualidade de vida da mulher, é importante procura a orientação de um médico e métodos como reposição hormonal, também existem alguns tratamentos caseiros para evitar esses sintomas.


Menopausa: do que se trata, dicas para cuidar (Foto: Divulgação)
Menopausa: do que se trata, dicas para cuidar (Foto: Divulgação)

Hábitos que podem evitar os sintomas da menopausa

Para evitar esses sintomas indesejáveis e inconvenientes é importante a prática de alguns hábitos, nesse momento ter uma alimentação rica em soja, alimentos que contenham soja, linhaça, evitar doces e gorduras, praticar exercícios físicos, evitar o consumo do fumo em excesso, existem até alguns chás naturais como tratamento nesse processo. O tratamento mais popular nesse processo é a reposição hormonal, que é recomendada quando os sintomas são muito fortes e atrapalham até mesmo na qualidade de vida da mulher.

Alimentos ideais para no combate aos sintomas da menopausa

Durante a menopausa é indicado comer alimentos ricos em fitoestrogênio, como soja, alimentos com soja, sementes de linhaça, trigo integral, cevada, semente de abóbora e diversos outros alimentos ricos em fitoestrogênio.

Hortaliças e frutas secas também ajudam, juntamente com alimentos ricos em vitamina A preferencialmente de cor laranja, folhas verde escuro como brócolis e espinafre, entre outros.

É importante buscar sempre ajuda em tratamentos naturais e em uma dieta balanceada, pois é um método que não agride o organismo e faz muito bem para a saúde!

Recomendados para você:

Receba mais informações sobre Alimentação, Dietas e suplementos, grátis em seu email:

Digite seu email:


Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *