BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

O que é Osteopatia e como funciona o tratamento?

Por Lizi Ricco

Você já ouviu falar em Osteopatia? Sabe quais são os benefícios e que tipo de profissional pode aplicar o tratamento? Conversamos com a fisioterapeuta gaúcha Fernanda Kessler Gomes Giongo*, para explicar o que é e como funciona a Osteopatia. Uma especialidade médica que beneficia pacientes de todas as idades, contribuindo para o alinhamento da postura, retardamento dos sintomas de desgate articular, na eliminação de dores, no estímulo da força e flexibilidade, na melhora da mobilidade articular, entre outros aspectos importantes para qualidade de vida.

Confira a minientrevista com a fisioterapeuta:

Corpo & Estética: O que é Osteopatia? Podemos dizer é uma das áreas da fisioterapia?

osteopatia

Fernanda: A Osteopatia é uma profissão da área da saúde reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, como medicina complementar. Baseia-se no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias disfunções e prevenção da saúde, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia. A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, não é uma especialidade, embora o pré-requisito para ser Osteopata no Brasil é ser diplomado em Fisioterapia ou Medicina. A formação completa para tornar-se Osteopata requer mais 5 anos de estudos, após a graduação da faculdade, pois é necessária uma formação acadêmica e treinos clínicos específicos. 

Corpo & Estética: Como se dá o tratamento? Como funciona a osteopatia no tratamento fisioterapêutico?

 Fernanda: A Osteopatia enfatiza a sua ação centrada no paciente, em vez do sistema convencional centrado na doença (ou na queixa).

Ex: muitas vezes o paciente queixa-se de dor lombar, mas o Osteopata pode verificar que, o que originou a dor é um problema no pé ou no tornozelo, no qual houve uma compensação biomecânica e um desalinhamento, causando sobrecarga na lombar e causando a dor.

A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais,  dentre elas a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, nervos, músculos e, articulações) ou até mesmo viscerias para ajudar no tratamento de doenças. A fisioterapia, bem como outros tratamentos de saúde, complementam o tratamento da Osteopatia, e vice-versa.

Corpo & Estética: O tratamento é realizado pelo fisioterapeuta?osteopatia-efeitos

Fernanda: Fisioterapeuta ou Médico. Ambos profissionais são habilitados para exercer a profissão no Brasil, desde que tenham realizada a formação em Osteopatia.

Corpo & Estética: Como o paciente sabe quando é o momento de buscar a ajuda de osteopata? Antes deve passar por um fisioterapeuta para receber encaminhamento?

Fernanda: Não é necessário encaminhamento médico ou fisioterapêutico, embora muitas vezes sejam encaminhados. A busca pelo atendimento normalmente é feita quando o paciente apresenta alguma queixa, ou quando percebe que alguma coisa no seu corpo não está funcionando muito bem.

fernanda kessler

A profissional Fernanda Kessler Gomes Giongo é formada em Fisioterapia nas Disfunções Temporo Mandibulares, é Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional e está em curso na formação em Osteopatia pelo Instituto Brasileiro de Osteopatia/POA. Atende na clínica Companhia da Saúde, na rua Vasco da Gama, 461, no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre, e também oferece atendimento domiciliar. Contato: (51) 4101-9109 ou (51) 9926-8631.

Recomendados para você:

Sobre almy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *