BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Os 7 principais benefícios da corrida

A corrida é uma atividade física adotada por milhares de pessoas que desejam levar uma vida mais saudável, além de emagrecer, sem precisar ir até a academia ou adquirir equipamentos. Além disso, a corrida pode servir como um complemento para suas atividades musculares na academia, sendo extremamente benéfica para o corpo e para a saúde de diferentes formas.

Correr pode parecer algo simples e sem muitas vantagens, mas acredite, correr regularmente ajudará você em vários aspectos do seu dia a dia. A seguir, conheça os 7 principais benefícios da corrida, mas saiba que ela pode fazer muito mais por você, de acordo com sua necessidade e com o tempo de prática.

7 principais benefícios da corrida

1 – Melhora a capacidade cardiovascular

A corrida ajuda a fortalecer o miocárdio, além de ajudar a controlar a hipertensão arterial. Com isso, ela também melhora a circulação sanguínea e tudo isso ajuda a levar mais oxigênio e nutriente para suas células.

benefícios da corrida
benefícios da corrida. Imagem:divulgação

Todas essas melhorias melhoram a capacidade cardiovascular e ajudam previnem doenças cardíacas. As doenças cardíacas são as principais que levam a óbito, portanto realizar atividades que as evitem é muito indicado por todos os profissionais. Você nem precisa correr diariamente, mas o ideal é que seja pelo menos três vezes por semana.

2 – Ajuda a emagrecer

Você sabia que a corrida acaba acelerando o seu metabolismo? E essa é uma ação extremamente necessária para a perda de peso, pois com o metabolismo acelerado, ocorre uma maior queima de gordura durante sua atividade física. Dessa forma você queimará mais gorduras enquanto corre e, após parar o exercício, o corpo continuará queimando gorduras por algumas horas.

3 – Contribui para a autoestima

O nosso emocional também é afetado positivamente com esse exercício. Ao correr o nosso organismo irá liberar endorfina, uma substância essencial para a sensação de bem-estar.

benefícios da corrida
benefícios da corrida. Imagem:divulgação

Além disso, a corrida ajuda você a se sentir bem e melhor consigo mesmo, pois você se estabelecerá metas e estará cumprindo-as. A corrida, assim como outras atividades físicas, é uma ótima forma de aumentar e melhorar a autoestima.

4 – Previne a osteoporose

A deficiência de cálcio, juntamente da idade, é a principal causa da osteoporose. Essa deficiência acaba causando a perda de massa óssea, no entanto, a corrida estimula a produção dessa massa, o que previne lesões e consequentemente a osteoporose.

Dessa forma, quanto mais cedo você começar a praticar a corrida, menores são suas chances de desenvolver osteoporose. E, caso você já possua o problema, começar a correr pode ajudar no tratamento.

5 – Capacidade respiratória

A corrida ainda ajuda a fortalecer o diafragma e também os músculos intercostais. Essa ação contribui para que o oxigênio seja absorvido pelos brônquios de uma forma melhor, o que ajuda a controlar o ritmo da respiração.


benefícios da corrida
benefícios da corrida. Imagem:divulgação

Dessa forma, concluímos que a corrida melhora o desenvolvimento de nossa capacidade respiratória.

6 – Controle os níveis de colesterol

Ao ajudar o indivíduo a emagrecer, a corrida também acaba favorecendo a diminuição do colesterol ruim no sangue. Dessa forma, se você correr e acabar emagrecendo, estará diminuindo também os níveis de colesterol no sangue e, consequentemente, isso contribuirá para a capacidade cardiovascular que mencionamos anteriormente.

7 – Resistência muscular

Se você busca uma melhor resistência muscular, também poderá encontrar na corrida. Essa atividade aumenta a quantia de contrações em um período maior e acaba movimentando todos os músculos inferiores.

benefícios da corrida
benefícios da corrida. Imagem:divulgação

Dessa forma, você terá músculos mais resistentes, fortes e definidos com o passar do tempo. A corrida é uma atividade simples, mas que pode fazer muito por nós. Comece a correr aos poucos, aumentando o tempo conforme o seu corpo permitir, nunca se levando ao limite.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *