BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Osteoporose: como evitar?

Quem mais sofre com a osteoporose são as mulheres e isto ocorre principalmente na pós-menopausa, pois nesta fase existe uma diminuição nos hormônios sexuais. É uma doença que reduz a massa dos ossos, o que aumenta o risco de ocorrer fraturas com mais frequência. É uma doença silenciosa que muitas vezes só se manifesta depois da primeira fratura. A velhice tanto no homem como na mulher pode contribuir para que a osteoporose se desenvolva. A sua prevenção é a alimentação rica em cálcio e vitamina D. Previna-se!

Osteoporose: como evitar? (Foto: Divulgação)

O que é a Osteoporose?

A osteoporose é uma doença que ocorre nos ossos. Ocorrendo uma falta de cálcio no organismo que ocasiona uma fragilidade óssea que é responsável pelas fraturas, principalmente de pessoas mais idosas. Se não tratar a osteoporose à perda da massa óssea será progressiva, o que será um grande problema quando tiver fraturado alguma parte do corpo, a sua recuperação será muito mais difícil, e geralmente estes sintomas podem ser acelerados nas mulheres que estão no período pós-menopausas.

Sintomas da osteoporose?

A osteoporose não possui um sintoma aparente antes da fratura, isto é uma pena, pois quando a doença se efetua, já está em estágio mais avançado, sendo necessário correr atrás do tempo. Nas mulheres pós-menopausas, a descoberta da doença quase sempre ocorre com a primeira fatura o que indica que a doença já esta ocorrendo no organismo. Raramente os sintomas podem estar associados na dor da região dorsal ou lombar. O diagnóstico precoce juntamente com o tratamento adequado é fundamental para prevenção das fraturas.

Osteoporose: como evitar? (Foto: Divulgação)

Como podemos prevenir a osteoporose?

A prevenção da osteoporose deve começar desde a infância, com a ingestão de alimentos com vitamina D e com cálcio, o que irá ajudar a prevenir a osteoporose na vida adulta. Dentre os alimentos onde existem estes nutrientes que são tão necessários para ficar longe de problemas futuros, estão os alimentos clássicos como: Leite e derivados (Iogurte e queijo), folhas de caruru, ameixa seca, ovo e vegetais com as folhas verde-escuro.


Osteoporose: como evitar? (Foto: Divulgação)

Qual o tratamento para a osteoporose?

O tratamento para a osteoporose não restaura a perda óssea que já foi concluída, este é um dos grandes problemas desta doença. O inicio do tratamento deveria ser de imediato desde os primeiros sintomas sentidos, mas infelizmente esta doença é silenciosa e vai aumentando com a idade, onde a produção da massa óssea vai diminuindo gradualmente, se não for tomada alguma atitude. O melhor tratamento é a conscientização da população da importância de uma alimentação balanceada, rico em cálcio, como o leite e seus derivados. Outra opção é o uso de medicamentos como suplementos vitamínicos com cálcio e vitamina D. E ainda a pratica de exercícios que estimula a formação óssea, podendo ser uma simples caminhada que faz a diferença lá na frente, evitando assim problemas futuros. Para as mulheres que entraram no período pós-menopausa, é muito importante consultar o seu medico para avaliar a necessidade de uma terapia hormonal, ou seja, reposição hormonal através de medicamentos especializados.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *