BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Pilates: o que é e como funciona. Emagrece mesmo?

O pilates é uma excelente ferramenta para quem deseja controlar o peso e modelar o corpo. Saiba o que é e como funciona essa modalidade esportiva

Sem dúvidas o pilates pode ser considerado o exercício mais democrático de todos. Você pode ser um ávido praticante de atividades físicas, estar dentro do peso, ser sedentário ou ter qualquer idade, o pilates será ideal para você. Ao contrário das academias, onde muitas atividades não podem ser feitas por iniciantes ou por pessoas mais velhas, o pilates combina exercícios suaves e apropriados para cada tipo corporal. Entenda melhor essa atividade e como funciona. E descubra se pilates emagrece mesmo.

 

O que é pilates?

pilates

Pilates é uma modalidade esportiva desenvolvida por Jospeh Pilates em 1920.  Suas técnicas de controle muscular são tão eficazes que quase cem anos depois elas continuam em alta. A prática consiste em trabalhar a musculatura de forma suave, fluente e com poucas repetições, por meio da concentração, controle e respiração.

Como funciona?

Veja só que mordomia: a maioria das atividades do pilates são feitas deitadas no chão e em alguns casos em aparelhos. As aulas podem ser em grupo ou individual, no primeiro caso reúnem-se um grupo de alunos e as atividades se assemelham ao yoga, geralmente todos deitados no solo. Já quando o pilates é praticado individualmente é comum a utilização de utensílios (a maioria composta por molas e tiras de couro). A escolha da técnica depende do desejo do aluno.

Benefícios do pilates

Independente da escolha do pilates em solo ou com a ajuda de aparelhos, ambos os métodos reúnem todos os benefícios abaixo:

  • Tonifica e alonga os músculos ao mesmo tempo, dentro do limite de cada pessoa
  • Corrige a postura e deixa os movimentos mais elegantes
  • A técnica de pilates não deixa a pessoa cansada e os resultados são visíveis em pouco tempo
  • O pilates é perfeito para quem deseja fugir da agitação das academias. As aulas acontecem em locais tranquilos e com poucas pessoas
  • Por trabalhar muito com a concentração e respiração o pilates é uma ótima alternativa para diminuir o estresse
  • Fortalece a musculatura e modelo o corpo

Pilates emagrece mesmo?

Mais uma ótima notícia: Sim, o pilates emagrece. A combinação de exercícios contribue para acelerar o metabolismo e consequentemente influenciar na perda de peso. Ele também será um ótimo amigo para quem já está no processo de emagrecimento, pois o pilates é ideal para reduzir a flacidez.


 

O pilates normalmente é praticado em estúdios especializados para essa atividade. Lá existem os profissionais, geralmente fisioterapeutas e profissionais de educação física. Algumas academias também oferecem, mas normalmente é só o pilates realizado em solo. Procure se informar, as sessões podem ter um preço salgado, mas os resultados podem valer a pena.

Já falamos aqui também sobre o Yoga , sugiro a leitura do artigo.

Gostou da matéria? Você já praticou pilates? Conte pra gente sua experiência ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Espero vocês aqui de novo e até a próxima.

Recomendados para você:

Sobre Jessyka

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do Corpo & Estética ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *