Pilates – quais os benefícios e vantagens para sua saúde?

Veja os benefícios de praticar Pilates em sua vida

O Pilates é hoje um tipo de exercício que realmente serve para nos ajudar de diversas maneiras. Diferente das demais atividades, é composta por uma sequência suave de exercícios onde os treinamentos mental e físico são integrados, e a dor fica de fora. A segurança de sua prática, livre de lesões, está garantida. Qualquer pessoa pode praticar, seja qual for sua idade, nível de condicionamento físico ou limitação de movimentos.  Aliás, sua criação se deu justamente para reabilitar pessoas enfermas. Ao mesmo tempo, muitos atletas de alta performance praticam Pilates para potencializar sua força. São recomendadas de duas a três sessões semanais para que os resultados possam ser observados mais rapidamente e a sua prática pode ser estendida por toda a vida. Mas você realmente sabe os benefícios que o Pilates oferece? Conheça os principais benefícios que o Pilates pode proporcionar a quem o faz.

pilates beneficios

Conheça os benefícios de se praticar o pilates

COMBATE AO ESTRESSE

A sequência de exercícios fazem com que seus praticantes aprendam a respirar melhor e ter um melhor controle sobre seu próprio corpo. Quanto melhor você conhecer o funcionamento do seu corpo, mais fácil será controlar os momentos de estresse, liberando sua tensão, diminuindo ou atingindo um relaxamento total.

~

MELHORA A RESPIRAÇÃO

A pessoa que está sob estresse constante tem sua respiração prejudicada, e o fato dela praticar o Pilates faz com que o diafragma volte ao normal, trazendo a respiração ao normal, se não ainda melhor que antes.

CORRIGE A POSTURA

Os exercícios de Pilates fazem com que nosso corpo descubra quase que sozinho qual a invergação correta de nossa coluna, já que a ereta não é sempre a melhor. Cada corpo tem uma coluna diferente, cada coluna tem que estar alinhada da maneira que mais se adequa. Assim a pessoa não sente dores e nem mau jeito.

ELIMINA DORES

Como dito, os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, dessa forma pode-se eliminar muitas vezes totalmente as dores, principalmente as das costas.

MELHORA OS RESULTADOS NA CORRIDA

Pode parecer que não, mas a corrida exige de nós uma certa preparação, de modo que durante a prática desse esporte você não se lesione ou coisas do tipo. Além disso, a prática de Pilates faz com que os resultados da corrida apareçam de forma mais acelerada, o que é uma excelente notícia.

TRABALHA OS MÚSCULOS

Uma das grandes vantagens do Pilates é, sem dúvidas, o fato dele trabalhar os músculos de forma global, e não segmentado como em outros tipos de exercícios. Você, ao praticar Pilates, faz o trabalho de todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, fortalecendo de forma geral, eliminando possíveis encurtamentos.

MELHORA A FLEXIBILIDADE

Os exercícios de Pilates são bastante baseados em alongamentos, e tudo isso trabalha de forma intensa a flexibilidade do corpo do praticante. O principal benefício do Pilates é sem dúvidas o aumento da flexibilidade da pessoa.

MELHORA  O EQUILÍBRIO E A COORDENAÇÃO MOTORA

Ter consciência corporal é um aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar músculos e articulações a nosso favor, com facilidade e conforto. Por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos ao nosso redor.

AJUDA OS MOVIMENTOS INTESTINAIS

Pilates vai ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, curando a incontinência, que pode ser um problema muito aflitivo para os doentes, ao melhorar a função dos esfíncters da uretra e reto.

PREVINE A OSTEOPOROSE

Ao promover a boa postura e o equilíbrio, o Pilates ativamente contribui para a prevenção de fraturas.

CONTROLA O DIABETES

Altos níveis dos hormônios provenientes da tensão aumentam o nível de açúcar no sangue, portanto, como praticar Pilates diminui o estresse, conseqüentemente o nível de açúcar no sangue será controlado. Com o ganho de massa e alongamento muscular no Pilates, ocorre uma melhora da absorção da glicose pelos músculos e a redução da hiperglicemia. O aumento da massa magra auxilia no controle do peso, proporcionando maior qualidade de vida ao diabético.


Receba mais informações sobre Alimentação, Dietas e suplementos, grátis em seu email:

Digite seu email:


About almy

Deixe um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top