BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Pneumonia: como evitar, sintomas e mais!

A pneumonia é uma doença que pode atingir qualquer pessoa independentemente da idade. Ela é uma doença comum, mas já matou e continua matando muitas pessoas que não recebem o tratamento indicado. A pneumonia é ainda mais preocupante nas crianças, pois é uma das doenças que mais leva crianças ao óbito.

Por isso, ao se deparar com os primeiros sintomas, é fundamental ir ao médico. Podendo ser confundida com um resfriado, é muito importante prestar atenção nos detalhes e nas pequenas alterações. Veja mais a seguir.

Pneumonia: como evitar, sintomas e mais! (Foto: Divulgação)

Pneumonia: o que é?

A pneumonia é uma infecção nos pulmões, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos e parasitas. A pneumonia acontece quando o causador do problema se encontra no tecido onde são realizadas as trocas gasosas. Isso faz com que a infecção se desenvolva, causando vários sintomas nada agradáveis.

A pneumonia possui vários tipos, de acordo com o causador. Os tipos mais comuns de pneumonia são: bacteriana, viral e fúngica. Há sintomas que são encontrados em todos os tipos de pneumonias, além de alguns serem específicos. O tratamento também pode ser diferente de acordo com o tipo da doença.

Pneumonia: como evitar, sintomas e mais! (Foto: Divulgação)

Pneumonia: quais são os sintomas?

De modo geral, os principais sintomas são os seguintes: tosse, falta de ar, febre alta, dor no tórax, desconforto no peito, secreção na cor amarelada ou esverdeada, sensação de fadiga ou abatimento físico, roncos no peito.

A pneumonia fúngica ainda pode apresentar outros sintomas, como: manchas vermelhas na pele e rigidez no pescoço. Casos mais graves de pneumonia podem causar toxemia, o que gera taquicardia.

É importante destacar ainda o fato de que somente a pneumonia viral é contagiosa. A pneumonia fúngica também pode ser, mas somente em casos específicos de acordo com o agente causador.

Pneumonia: como evitar, sintomas e mais! (Foto: Divulgação)

Pneumonia: qual é o tratamento?

A pneumonia viral deve ser tratada com antivirais e a bacteriana com antibióticos de amplo espectro. O tratamento da pneumonia fúngica é feito com medicamentos antifúngicos, entretanto, de acordo com a gravidade da doença, o indivíduo pode ter que ser internado e receber a medicação via intravenosa.


Em casos mais simples da doença é possível que o tratamento seja feito em casa pelo próprio paciente. A partir do início do tratamento, as melhorias começam a surgir no quarto dia. No caso de crianças pequenas e idosos, o melhor a se fazer é receber o tratamento direto no hospital.

Pneumonia: como evitar, sintomas e mais! (Foto: Divulgação)

Pneumonia: como prevenir?

Há várias maneiras de prevenir o surgimento da pneumonia. Pessoas que estão no grupo de risco devem se vacinar contra a gripe sazonal, pois o sistema imunológico enfraquecido tende a favorecer o surgimento de infecções mais graves.

Outra forma de prevenir é lavar bem as mãos e com frequência. Além de evitar a pneumonia, estará evitando várias outras doenças transmissíveis via contato. Se você possuir bebês ou crianças em casa, certifique-se de evitar fumar perto, principalmente de crianças menores de 3 anos. Outra dica é vacinar o bebê contra influenza e pneumococos.

Em bebês de até seis meses de vida é fundamental garantir que ele mame no peito, pois assim receberá tudo o que precisa para o seu desenvolvimento

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *