BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Queloide: o que é? por que ocorre?

Queloide é uma cicatriz que não cura, podendo em cima dela nascer outra parte de pele, que poderá trazer inclusive um desconforto dependendo em que parte do corpo for afetada. É comum entre homens e mulheres com idade entre 10 e 20 anos. Existem tratamentos cirúrgicos que poderão ser feitos por um médico especialista, geralmente os casos do Queloide são leves, mas existem casos em que o cuidado deve ser redobrado inclusive após a sua retirada, com complemento do tratamento que inclui uma diversidade de formas incluindo até a radioterapia em casos mais graves.

Queloide: o que é? por que ocorre? (Foto: Divulgação)

O que é Queloide?

Queloide é um crescimento excessivo de pele, que ocorre geralmente depois de um ferimento já curado. Não é contagioso e nem dolorido, somente é um problema estético que fica com um aspecto feio, as lesões ficam salientes com a cor avermelhada, rosada ou escura, podendo aparecer em qualquer parte do corpo que tenha sofrido um traumatismo na pele.

Queloide: o que é? por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Quais são as causas do Queloide?

As causas do aparecimento da Queloide podem estar envolvidas por um componente genético, sendo mais comuns em pessoas jovens de 10 a 20 anos tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino e geralmente de descendência de asiáticos, hispânicos e afro-americanos. Em pesquisas recentes notou-se que o Queloide tem um número maior de casos relatados em mulheres.


Os Queloides podem aparecer em qualquer parte do corpo depois de um ferimento já cicatrizado, como exemplo em alguns casos:

-Locais de vacinação;

-Pequenos arranhões;

-Tatuagens;

-Cortes cirúrgicos;

-Furos nas orelhas;

-Espinhas;

-Queimaduras.

Queloide: o que é? por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Como poderá ser feito o diagnóstico do Queloide?

É preciso procurar um médico para fazer o diagnóstico, pois somente ele poderá confirmar se é o Queloide. O diagnóstico pode ser feito através de observação da lesão ou ainda poderá ser pedido uma biopsia para descartar toda e qualquer dúvida que o médico possa ter em relação ao diagnostico, pois existem outras doenças semelhantes como, por exemplo, a cicatriz hipertrófica. Toda dúvida precisa ser sanada para que o tratamento seja iniciado pelo mesmo.

Queloide: o que é? por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Qual o tratamento do Queloide?

Geralmente um Queloide não precisa de um tratamento, pois os seus sintomas são leves. Mas existem casos mais graves onde o tratamento é complicado e pode o paciente retornar a ter o mesmo problema. Os procedimentos cirúrgicos devem estar acompanhados de tratamentos complementares, como por exemplo, o uso de corticosteroides, terapias a laser, crioterapia e ainda a radioterapia. As diferentes formas de tratamento feitas pelo médico especialistas aumentam as chances de cura do Queloide.

Como prevenir os Queloides?

A sua prevenção não é possível, pois inclui um fator genético que é difícil escapar, mas existe algum cuidados que podem amenizar o problema com a cicatriz tais como:

-O diagnóstico precoce, procure o seu médico se a cicatriz não curar, pois existem pomadas que podem ajudar neste processo;

-Comer alimentos ricos em vitamina E ( ovo, fígado, sementes, cereais, tomates entre outros);

-Evitar tomar banho de sol em cima da cicatriz;

-Evitar tirar a casa da ferida.

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *