BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Quinoa: efeitos e benefícios no organismo

A quinoa é uma semente cultivada nos Andes é conhecido internacionalmente pelos seus benefícios para a saúde, à população da região já utiliza deste alimento a milhares de anos, sendo tão comum como o arroz no Brasil. Geralmente é vendido em grãos ou farinha que pode ser encontrado facilmente em supermercados ou lojas de produtos naturais.

Quinoa: efeitos e benefícios no organismo (Foto: Divulgação)

Quais as propriedades benéficas da quinoa para a saúde?

A quinoa possui diversas propriedades benéficas para a nossa saúde, tanto é que o seu consumo nos Andes já existe a milhares de anos, esta pequena semente de cor amarela e branca, possui nada mais que um conjunto completo de aminoácidos essenciais para o nosso organismo, além de vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B6, ácido fólico, cobre, fósforo, selênio, ferro, zinco, fibra, magnésio, manganês, potássio, cálcio, proteínas, carboidratos, ômega 3, ômega 6 e rico em minerais.

Quinoa: efeitos e benefícios no organismo (Foto: Divulgação)

Quais são os benefícios da quinoa?

São muitos os benefícios no uso da quinoa, dentre eles podemos destacar:

-Dá mais energia;

-Protege contra as doenças cardíacas;

-Retarda o envelhecimento;

-Promove mais saúde aos olhos;

-Recupera as fibras musculares do corpo;

-Controla o nível de colesterol;

-Retarda o envelhecimento;

-Combate problemas urinários;

-Combate os radicais livres, pois é antioxidante;

-Auxilia para equilibrar a alta pressão sanguínea;

-Protege contra a doença de mal de Alzheimer;

-Proteção antioxidante;

-Reduz os níveis de açúcar no sangue;

-Protege os ossos contra a osteoporose;

-Reduz as dores causadas pela enxaqueca;

-Previne a calvície;

-Previne as crises de epilepsia;

-Alivia os sintomas da TPM (Tensão pré-menstrual);


Quinoa: efeitos e benefícios no organismo (Foto: Divulgação)

Como consumir a quinoa?

A quinoa no formato de sementes pode ser misturada em saladas, risotos, sopas, pães, bolos e tortas. O produto ainda pode ser encontrado em flocos, que pode ser consumido juntamente com o iogurte, sucos e vitaminas. A quinoa ainda pode ser comprada em forma de farinha, que também possui muitas alternativas, como por exemplo: pudim, mingaus e biscoitos.

Quinoa: efeitos e benefícios no organismo (Foto: Divulgação)

A quinoa emagrece?

A quinoa poderá emagrecer, pois o seu consumo dá uma sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo aquela vontade de comer mais do que o necessário, por isto a quinoa emagrece. Possuí muita fibra o que regula o intestino eliminando as calorias desnecessárias para manter a energia do nosso corpo.

Quinoa: efeitos e benefícios no organismo (Foto: Divulgação)

Veja uma receita de risoto de quinoa bem fácil de preparar:

Ingredientes: 1 cebola, 2 dentes de alho, 250 g de quinoa, ½ abobrinha, 1 alho poro picado, sal a gosto, 60 ml de azeite, 10 tomates cerejas, salsão, cebolinha, gengibre, 1 limão, manteiga e salsinha crespa.

Modo de preparo: Em uma panela coloque o alho e a cebola para refogar, logo em seguida acrescente a quinoa. Em outra panela coloque água para ferver, com o salsão, ¼ do limão e um pedaço de gengibre. Depois que ferver adicione este caldo ao refogado que foi reservado e deixe ferver. Quando liquido diminuir e a quinoa tiver cozinhada, acrescente a manteiga, o resto do suco do limão. Em outra panela ainda, aqueça o restante do azeite e doure o alho poro e a abobrinha temperada com o sal. Fica uma delícia!

Sobre bety

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de masis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *