BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Retenção de Liquido: o que pode ser?

Você sofre com o inchaço em algum lugar do seu corpo? Esse inchaço nada mais é do que uma retenção de líquido, ou seja, quando o seu corpo não extrai todas as toxinas, líquidos e demais substâncias como deveria. A seguir, descubra mais sobre essa situação.

Retenção de Liquido o que é?

A retenção de líquidos é quando o corpo não consegue eliminar todas as toxinas e líquidos que foram obtidos ao longo do dia.

Retenção de Liquido
Retenção de Liquido. Imagem:divulgação

Diversas coisas podem acabar causando a retenção de líquido e é comum também as pessoas só perceberem quando já estão inchadas.

Retenção de Liquido sintomas

A retenção de líquidos possui sintomas claros, como inchaços em determinadas regiões como pernas, abdômen, costas ou ainda em locais que estejam mais propensos à força da gravidade. De modo geral, o inchaço é o único sintoma desse problema. Por causa do inchaço, você pode achar que engordou, mas na verdade é apenas o líquido acumulado.

Retenção de Liquido em homens

Os homens também podem ser afetados pela retenção de líquido. Neles, o inchaço tende a surgir principalmente nos pés, barriga, pernas, tornozelos e mãos.

Retenção de Liquido
Retenção de Liquido. Imagem:divulgação

Os homens acabam retendo líquidos devido a vários motivos, como uma vida sedentária, má alimentação ou ainda pode ser provocada quando algum órgão não está funcionando corretamente.

Retenção de Liquido na gravidez

Mulheres grávidas precisam lidar com a retenção de líquido, pois ela é extremamente comum durante essa fase, principalmente no último trimestre. A retenção tende a ocorrer durante a gravidez porque o corpo possui líquidos extras e ainda devido a alterações fisiológicas e bioquímicas.

Se você deseja evitar ao máximo a retenção de líquidos e o inchaço na gravidez, deve continuar se alimentando corretamente, evitar ingerir muito sal, beber 2 litros de água por dia e evitar roupas apertadas.

Retenção de Liquido nas pernas

Quando surge nas pernas, a retenção de líquidos possui ligação, na maioria das vezes, com problemas circulatórios. Essa retenção nas pernas pode ser causada por sobrepreso, devido a uma viagem exaustiva, por causa da celulite ou até mesmo por usar alguma roupa apertada.

Retenção de Liquido
Retenção de Liquido. Imagem:divulgação

Meias que apertam o tornozelo, calças apertadas e até mesmo sapatos podem causar problemas na circulação e desenvolver o inchaço.


Retenção de Liquido tratamento

O tratamento varia muito de acordo com o tipo de inchaço e sua causa. Se for causado pelo motivo dito anteriormente, má circulação, é fundamental evitar roupas e sapatos apertados, além de se alimentar corretamente e beber bastante água.

Na maioria das vezes a retenção consegue ser tratada de forma simples com apenas algumas mudanças de hábitos, mas isso não descarta a necessidade de ir ao médico para que ele avalie o seu caso.

Retenção de Liquido anticoncepcional

Algumas pílulas anticoncepcionais podem acabar causando a retenção de líquido, tendo esse problema como um efeito colateral.

Retenção de Liquido
Retenção de Liquido. Imagem:diuvlgação

No entanto, especialistas no assunto relatam que há algumas pílulas em que o tipo de progesterona usada é diferente e por isso, ao invés de provocar a retenção, essa pílula ajuda a diminui-la. As pílulas que ajudam a diminuir o inchaço geralmente possuem uma substância chamada drospirenona.

Retenção de Liquido no rosto

A má alimentação e poucas horas de sono também podem causar inchaço no rosto. Certifique-se de dormir as horas necessárias, se alimente corretamente e sempre limpe o rosto duas vezes por dia.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *