BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Stand up Paddle: Esporte contribui para o equilíbrio, força, braços e mente

Por Lizi Ricco

O SUP é mais um esporte aquático que vem se destacando expressivamente no Brasil, atraindo adeptos de todas as idades e gêneros, nos quatro cantos do país. Um esporte que não exige preparação física e ajuda muito no condicionamento físico e equilíbrio da mente.

 O Stand Up Paddle (SUP) pode parecer uma novidade, mas na realidade a história vem se desenhando pelo menos desde a década de 20, com suas origens nas raízes polinésias do surf e ganhando popularidade nas ilhas havaianas. Prática que se define na expressão havaiana  “Ku Hoe He’e Nalu”, o que quer dizer: de pé, remar, surfar uma onda. Os nativos remavam de pé nas canoas e “surfavam” as ondas no retorno às praias, usando o remo para auxiliar nas manobras. (Literalmente abrindo um parêntese… vale muito conhecer toda a história, acessa o site www.supreis.com.br e confere).

 

stand up paddle


Com uma prancha, um remo e um pouquinho de força e equilíbrio dá pra começar a se aventurar no SUP. É um bom esporte para trabalhar força, equilíbrio, abdominal,  braços e a mente. Atletas de surf de pranchinha, do longboard, de tow-in e até mesmo de outros esportes como o triathlon aderem ao pranchão a remo para melhorar o preparo físico e relaxar a mente.

 

O esporte é praticado em águas rasas de baías, lagos, rios, lagoas e no mar, o SUP Surf, opção para quem curte fazer manobras mais radicais. Pode ser praticado por crianças, homens e mulheres, pois não exige preparação física e sim equilíbrio.

 

Em Porto Alegre o SUP começou a ser difundido pelo fotógrafo Luis Reis, um dos pioneiros do esporte no RS e membro da diretoria da Associação Gaúcha de SUP (AGSUP).

 

Luis Reis foi o primeiro praticante de SUP a remar nas águas de Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre. Desde que iniciou a prática, fomenta o esporte idealizando diversos eventos que reúnem grupos para remadas como o SUP DAY e  o Remada na Serra Gaúcha.  Além disso, organiza também as remadas solidárias, nas quais o objetivo principal é a arrecadação de donativos para comunidades carentes.

 

Então quem estiver interessado em saber mais sobre o esporte e se aventurar pelas águas gaúchas ou catarinenses, pode entrar em contato com Luis Reis, que além de praticante e difusor do esporte, possui duas escolas de SUP, uma em Porto Alegre e outra em Floripa. O telefone para contato é: 48-98624965.

Sobre almy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *