BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Terçol: como ocorre? Como curar?

O terçol é um problema que atinge muitas pessoas e pode ser facilmente curado com alguns cuidados higiênicos. Ele consiste na inflamação das glândulas das pálpebras que estão localizadas junto à raiz dos cílios. O terçol pode ser conhecido por outros nomes como hordéolo (nome científico), ou ainda por expressões populares como “viúvo”, “terçolho” e “treçol”. Ele surge de uma maneira simples, sendo causado por coisas que nós nem percebemos. A seguir você vai descobrir porque ele aparece e qual a melhor forma de tratá-lo.

Terçol: como ocorre? Como curar? (Foto: Divulgação)
Terçol: como ocorre? Como curar? (Foto: Divulgação)

Como ocorre o terçol?

Toda a nossa pele e também nas pálpebras, nós temos glândulas sebáceas, cuja função é produzir gordura e evitar o ressecamento da pele. Estando presente também nas pálpebras, elas podem sofrer obstrução ou ser contaminadas por uma bactéria: a partir daí surge o terçol. O processo de formação do terçol se assemelha muito com a formação da espinha na pele, onde uma glândula sebácea também é contaminada por uma bactéria.

A doença blefarite é uma das principais causadoras do terçol, pois ela inflama as margens das pálpebras, aumenta a secreção gordurosa e deixa os cílios com a aparência de ter caspas. Essa inflamação – blefarite – facilita a obstrução das glândulas e a contaminação das mesmas, gerando o terçol. Ter poucos cuidados higiênicos também pode aumentar o surgimento desse problema.

Terçol: como ocorre? Como curar? (Foto: Divulgação)
Terçol: como ocorre? Como curar? (Foto: Divulgação)

Conheça os sintomas do terçol

O terçol pode ser facilmente reconhecido nas pálpebras por um nódulo avermelhado, muito parecido com uma espinha e que, na maioria das vezes, também apresenta aquela parte branca da espinha na ponta. O seu surgimento é acompanhado de inchaço e dor, assim como você pode sofrer com a sensibilidade ao sair na luz.

O que muitas pessoas acham é que o terçol é uma doença contagiosa, mas isso está completamente errado. A pessoa com terçol pode continuar fazendo todas as suas tarefas do dia a dia, sem se preocupar em se isolar.

Terçol: como ocorre? Como curar? (Foto: Divulgação)
Terçol: como ocorre? Como curar? (Foto: Divulgação)

Como tratar o terçol

O tratamento do terçol é bem simples, rápido e fácil. Na maioria das vezes exige apenas que o indivíduo tenha cuidados especiais de higiene na região do olho e na pele ao redor. Uma dica é fazer compressas de gazes ou algodão umedecidas no local durante 15 minutos, diversas vezes ao dia.


Na maioria dos casos o terçol dura apenas uma semana. No entanto, pode acontecer dessa inflamação não melhorar e continuar por mais tempo. Nesse caso, o indivíduo terá que optar por usar colírios e pomadas feitas à base de antibióticos e corticoides. Também pode acontecer de ser uma inflamação crônica ou possuir muito pus; nesses casos pode ser necessário fazer uma incisão para drenar a inflamação.

Terçol: como ocorre? Como curar? (Foto: Divulgação)
Terçol: como ocorre? Como curar? (Foto: Divulgação)

Cuidados básicos de higiene para evitar o terçol

O terçol pode ser facilmente evitado com alguns cuidados de higiene. No caso das mulheres, por exemplo, é fundamental retirar toda a maquiagem antes de dormir. Os resíduos que ficam dos produtos podem acabar prejudicando a pele e deixar as glândulas favoráveis à contaminação. É importante lavar bem o rosto todos os dias, ao acordar e antes de dormir.

 

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *