BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Terçol: como ocorre? Como tratar?

Muita gente talvez já tenha sofrido com isso e nem saiba. O terçol é uma inflamação que atinge as glândulas das pálpebras e pode ser causado por vários fatores. Na medicina ele é chamado de Hordéolo e não é considerada uma doença, pois não apresenta riscos maiores para a saúde.

Ele atinge sempre a região do olho e pode ser tratado com alguns cuidados básicos de higiene do nosso dia a dia. Geralmente, ele some depois de uma semana de tratamento e pode reaparecer sem aviso prévio. Saiba tudo sobre ele aqui!

Terçol: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Terçol: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Como ocorre o Terçol

O terçol surge nas glândulas das nossas pálpebras e por isso é necessário que você entenda como isso funciona direitinho. Junto às nossas pálpebras, temos glândulas sebáceas que agem produzindo gordura e são responsáveis por evitar o ressecamento da pele. Quando essas glândulas são contaminadas pela bactéria, surge o Terçol. A bactéria mais comum é a Staphylococcus.

Esse processo de contaminação e de aparecimento do Terçol pode ser comparado com a formação de espinhas quando uma glândula sebácea é contaminada e surge a acne.

Terçol: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Terçol: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Causas do Terçol

O Terçol pode acabar surgindo quando há inflamação na margem das pálpebras, aumento da secreção gordurosa e a aparência de algumas caspas nos cílios. Essa inflamação, chamada de blefarite pode ajudar a obstruir as glândulas e a contaminá-las com bactérias.

A falta de higiene também pode ser um causador do Terçol, principalmente quando você coça o olho com a mão suja. O uso prolongado de maquiagem também pode provocar o aparecimento da inflamação, por isso é importante lavar o rosto antes de dormir e retirar todos os resíduos.

Terçol: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Terçol: como ocorre? Como tratar? (Foto: Divulgação)

Como tratar o Terçol

O tratamento do Terçol não exige cuidados médicos, apenas algumas mudanças na sua higiene para cuidar da área afetada. Você também pode usar compressas de gazes ou de algodão umedecidas para que a inflamação sinta um calor local. Essas compressas podem ser usadas até 4 vezes por dia, durante 15 minutos.


É muito importante também fazer a limpeza do local, lavando com água morna as pálpebras sempre que necessário. Nunca corte o terçol, pois ao ir embora ele pode deixar alguma marca.

Pode ocorrer alguns casos mais complicados no caso de inflamação crônica ou um grande número de pus. Nesses casos é necessária uma incisão na pálpebra para a drenagem.

Cuidados e como prevenir

A melhor forma de prevenir o Terçol é tendo sempre em dia a higiene, lavando o rosto diariamente, limpando as pálpebras e retirando a maquiagem antes de dormir. Além disso, se esforce o máximo para não levar as mãos aos olhos quando elas estiverem sujas ou com outras bactérias.

Durante a inflamação, além de seguir as dicas dadas acima, você pode usar alguns cremes para a área dos olhos que tenham amoxicilina, cloranfenicol e eritromicina. O uso de maquiagem durante a inflamação é proibido para não piorar o caso. Se você usa alguma lente de contato, evite também.

Conclusão

Gostaram das informações? Lembrando que na dúvida, procure sempre seu médico, as informações aqui apresentadas são apenas de domínio público presentes na internet, não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas.

Já falamos aqui em outra ocasião sobre as estrias, sugiro a leitura sobre o tema.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *