BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

13 dicas para diminuir a vontade de comer doce

O grande problema que a maioria das pessoas enfrenta quando quer perder alguns quilinhos, é controlar ou diminuir a vontade de comer doce. Nem sempre é fácil e há algumas situações que aumentam ainda mais a nossa vontade, mas saiba que é sim possível diminuir e até mesmo controlar os seus desejos.

Seguindo algumas dicas e colocando-as em práticas, persistindo no que você deseja, você conseguirá alcançar seus objetivos. Veja a seguir 13 dicas, algumas convencionais e outras nem tanto, para diminuir a vontade de comer doce.

13 dicas para diminuir a vontade de comer doce

 diminuir a vontade de comer doce
diminuir a vontade de comer doce. Imagem:divulgação

1 – Não troque todos os alimentos

Existem pessoas que acabam trocando tudo o que comem por versões light ou até mesmo zero, mas não se engane. Até mesmo essas versões podem ser prejudiciais e acabar causando o ganho de peso, pois diminuem determinada substância e exageram em outra. Algumas versões light podem realmente ter menos gordura, mas acabam tendo mais açúcar. Por isso você deve cuidar muito bem o que ingere.

É ainda mais indicado você comer o que gosta, mas controlando a quantidade, do que apostar em opções light que são ricas em açúcar e outras substâncias.

2 – Diminua o açúcar aos poucos

Você não precisa ser radical e retirar todos os doces de sua rotina. O açúcar tende a ser ainda mais difícil, porque muitas pessoas já estão acostumadas a ele. Você pode ir diminuindo de forma gradual; será um processo mais lento, mas menos doloroso. Vá reduzindo as quantidades aos poucos, treine o seu paladar a consumir menos doce.

3 – Sempre prefira água

Se estiver com vontade de consumir sucos ou refrigerantes que envolvam açúcar, opte pela água ou até mesmo água saborizada. A água te manterá hidratado, o que contribui para uma boa saúde. Depois de beber água, se ainda sentir muita vontade, pode ingerir a bebida desejada, mas claro, em menor quantidade.

4 – Crie uma rotina de alimentação

Se alimentar sempre nos mesmos horários e de 3 em 3 horas ajudará o seu corpo a se manter saciado e sem sentir fome. Todos sabemos que quando bate a fome, há uma vontade ainda maior por doces e carboidratos ruins. Ao se manter bem alimentado, você consequentemente sentirá menos vontade de doces.

5 – Frutas

Se você sentir vontade incontrolável de algum doce, coma uma fruta no lugar. Os doces em geral possuem sacarose, um tipo de açúcar de absorção rápida. Por outro lado, as frutas possuem um açúcar chamado frutose, cuja absorção é mais lenta e por isso promove a saciedade.

No entanto, evite frutas muito calóricas.

6 – Evite as tentações

Se você quer mesmo diminuir o consumo de doces, o ideal é evitar que você tenha que lidar com tentações ao longo do caminho, por isso extermine grande parte dos doces de sua casa antes de começar, além de evitar revistas e até mesmo canais de

TV que falem sobre receitas deliciosas. Converse também com seus familiares e amigos e informe sua nova rotina de alimentação.

7 – Faça alguma atividade física


Ao consumir doces o nosso corpo estimula a liberação de um hormônio que acaba causando a sensação de bem estar. Esse mesmo hormônio também é estimulado quando a gente se exercita, por isso experimente começar a praticar alguma atividade.

8 – Alimentos com triptofano

O triptofano pode ser encontrado em vários alimentos e ele age diretamente na produção de serotonina, uma substância que irá aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e assim sua vontade de comer doce.

9 – Tenha sempre um chocolate por perto

Não para comer, mas para cheirar. Se a vontade estiver incontrolável e você não tiver nenhuma fruta, experimente cheirar um chocolate.

10 – Consuma chicletes sem açúcar

Alguns nutricionistas também recomendam o uso de chicletes sem açúcar para alguns momentos em que a vontade aparecer, pois assim a serotonina será liberada e a sua vontade irá diminuir.

11 – Se alimente bem no café da manhã

Não tomar café da manhã aumenta a sua vontade de doces ao longo do dia, por isso certifique-se de tomar um bom café todas as manhãs, rico em proteínas e vários nutrientes. Além disso, o café da manhã irá lhe fornecer energia para o dia inteiro.

12 – Evite os carboidratos

Você não deve parar de consumir, mas sim diminuir a quantidade. Quando for consumir, sempre dê prioridade aos carboidratos de baixo índice glicêmico e evite bolos, pães e massas.

13 – Evite situações de estresse

Situações de estresse ou de desconforto tendem a fazer com que procuremos formas de nos sentir melhor e geralmente acabamos descontando na comida. Por isso evite ficar estressado, sempre arranje um tempo para uma atividade de lazer. Caso fique estressado, busque alternativas para melhorar sem ter que recorrer aos doces.

No início tudo é difícil, mas com prática os seus objetivos serão alcançados e você será recompensado.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *