BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

5 Dicas para Prevenir Lesões

Se você pratica esportes algum tempo, está ciente de que muitas lesões podem ser causadas pela falta de atenção ou pela falta de conhecimento.

Até mesmo quem está iniciando agora sabe que as lesões podem surgir, mas que há maneiras de evita-las e preveni-las. É sobre isso que abordaremos hoje, lesões que são muito comuns entre atletas e maneiras de evita-las.

5 dicas para prevenir lesões

Veja as principais lesões entre atletas

As lesões que mencionaremos aqui são aquelas que mais acometem os atletas amadores, ou seja, aqueles que apenas praticam academia ou realizam atividades físicas ao ar livre. Essas lesões se caracterizam por serem de grau I e não passam de estiramentos musculares. A mais comum é a câimbra e ela pode surgir em várias situações, mas nem sempre representa um programa grande, podendo ser resolvida com boa alimentação e aquecimento.

Outra lesão comum é a luxação, caracterizada pelo deslocamento do osso da articulação. Além dela, os atletas amadores também lidam bastante com a lombalgia, uma dor na lombar. A distensão muscular também é muito conhecida e trata-se de um rompimento de fibras musculares, geralmente causada pelo esforço em excesso. Ela pode ser facilmente evitada diminuindo a quantidade de treino.

1 – Aquecimento

Agora que você já conhece as principais lesões, chegou a hora de descobrir como preveni-las. Uma dica essencial é o aquecimento que deve ser feito antes e depois do treino, seguido de um alongamento e, somente depois disso, da atividade em si. Com o aquecimento você estará preparando o seu corpo para a atividade.

O aquecimento contribui para deixar os seus músculos mais flexíveis, o que irá melhorar a execução de todas as atividades. O ideal é optar por exercícios leves no aquecimento.

2 – Consulte o médico

O médico deve ser consultado antes de você iniciar sua rotina nas atividades físicas, pois com os exames será possível saber mais do seu condicionamento físico e essa é uma informação de extrema importância para definir quais atividades serão realizadas e se há algum membro ou região do corpo danificada ou que exija algum cuidado especial.

As consultas com o médico devem ser regulares para que ele acompanhe o seu desempenho e evolução. Converse também com um instrutor de academia.

3 – Beba bastante água

Você sabia que consumir água também ajuda a evitar lesões, principalmente as câimbras? Por isso você deve tomar em torno de 2 litros de água por dia e sempre levar uma garrafa com água para os seus treinos, fazendo pequenos intervalos entre os goles.

A dica é que você nunca espere até sentir sede, pois poderá ser tarde demais. Ter a garrafa sempre por perto ajudará você a lembrar de se hidratar.

4 – Não exceda nenhum limite


Treinar mais pesado do que foi recomendado pelo seu instrutor só aumentará os riscos de você sofrer uma lesão, portanto evite isso. Não há motivos para ir além do que é permitido. Isso pode acabar lhe causando vários dias de repouso e longe da academia.

Aumente a frequência, assim como a intensidade do treino, somente quando for recomendado pelo seu instrutor.

5 – Descanse

Você também precisa descansar para que seus músculos possam se recuperar. Treinar sem nenhum descanso só irá desgastar os músculos, o que aumenta os riscos de lesões.

Como descansar? Trabalhando diferentes grupos musculares, não insistindo em apenas um todos os dias na academia. Intercale os grupos musculares durante os dias da semana. Você também não precisa ir na academia todos os dias, um dia sim e outro não é o suficiente.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *