BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

7 Dicas para mulheres que querem correr durante a gravidez

A gravidez é uma etapa extremamente importante na vida de toda a mulher e, entre todos os preparativos e cuidados que devem ser tomados, está a prática de atividades físicas. Elas podem ser benéficas até mesmo durante a gestação, entregando ao corpo feminino mais energia e resistência, permitindo que a gravidez seja saudável. A corrida é a atividade física mais recomendada pela maioria dos médicos, mas para que ela não traga nenhum problema para o bebê, é fundamental consultar o médico e ter um acompanhamento profissional.

O médico poderá lhe dizer como correr sem prejudicar o bebê, além de estabelecer um prazo para que as atividades sejam realizadas até algumas semanas antes do parto. A seguir, confira

7 dicas para mulheres que querem correr durante a gravidez

correr durante a gravidez
correr durante a gravidez. Imagem:divulgação

1 – Converse com o médico

A gravidez é uma etapa muito delicada, por isso conversar com o médico irá lhe permitir tirar todas as dúvidas. Por exemplo, para muitas mulheres continuar correndo na gestação causa desconforto, por isso uma boa conversa com o profissional poderá te ajudar a decidir a melhor forma de correr, quantas horas e em quantos dias da semana essa prática deverá ser realizada.

O médico também poderá lhe ajudar a criar um treino de corrida que beneficie sua gestação, assim como o bebê.

2 – Preste atenção aos sinais

Mesmo se a corrida for liberada pelo seu médico, você deve continuar de olho nos sinais que seu corpo dá ao longo do tempo. Se após iniciar a corrida, você se deparar com problemas como cólicas, sangramentos ou até mesmo dores, pare imediatamente o exercício e converse com o seu médico rapidamente.

Em muitos casos, tais sintomas nem são considerados por muitas mulheres, mas como estamos falando de uma gestação, é preciso informar tudo ao seu médico para que problemas sejam evitados.

3 – Não corra na mesma intensidade

Se você é uma mulher que já corria antes da gravidez e desejou manter essa mesma rotina, ótimo. No entanto, é preciso ter a consciência de que você não deverá correr na mesma intensidade do que antes. Você deve diminuir o ritmo da corrida ou até mesmo a distância percorrida, pois isso irá permitir que você corra sem prejudicar o bebê e possa realizar a prática por mais tempo.

Você saberá que estará exagerando no exercício, caso se sinta extremamente cansada.

4 – Preze pela segurança

As mulheres também deverão prezar pela segurança do feto, por isso é indicado diminuir as passadas conforme a barriga for crescendo. Escolha também um local cuja superfície seja mais plana e evite aqueles com obstáculos.


Lembre-se que agora você está carregando um novo ser humano e, por mais que seja experiente nas corridas, deverá ficar do lado da segurança.

5 – Nem sempre você irá querer correr

Nessa etapa você também precisará entender que a vontade e disposição para correr não virá todos os dias. Cada dia será diferente: enquanto em um você pode ter muita disposição, no seguinte a vontade de correr pode não ser tão grande assim.

O que fazer? Aceitar. O seu corpo precisa de descanso, por isso aproveite aqueles dias bons e nos ruins, descanse o quanto puder.

6 – Beba bastante água

Se manter hidratado sempre é fundamental e isso é uma necessidade ainda maior na gestação. A desidratação é até mesmo uma causa de parto prematuro, por isso leve uma garrafa de água com você para qualquer lugar, isso ajudará você a se lembrar de ingerir o líquido.

7 – Faça outros exercícios

Quando for conversar com o seu médico sobre a corrida, já pergunte sobre outras atividades físicas que também podem ser realizadas por gestantes, veja meios de realizá-las e pratique-as em conjunto, o que ajudará ainda mais a manter o seu corpo e o seu bebê saudáveis.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *