BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

7 Doenças Respiratórias mais comuns

As doenças respiratórias são extremamente comuns, principalmente no inverno. Muitas delas possuem sintomas parecidos, por isso é fundamental conseguir identificar algumas.

Milhares de pessoas sofrem com doenças respiratórias todos os anos, mas as baixas temperaturas não são as únicas causas. Há diversos outros fatores que influenciam no surgimento de uma doença desse tipo.

doenças respiratórias
doenças respiratórias. Imagem:divulgação

7 doenças respiratórias mais comuns

1 – Tuberculose

A tuberculose é a doença respiratória mais comum, sendo causada por uma bactéria que pode atacar somente os pulmões ou outros órgãos do corpo, levando à morte. Seus sintomas incluem a tosse seca, falta de apetite, fraqueza, cansaço excessivo e diversas outras manifestações.

2 – Embolia Pulmonar

A embolia pulmonar é muito grave e sua principal causa é o bloqueio das artérias do pulmão. Esse bloqueio, por sua vez, pode ser causado por gorduras, pelo ar ou até mesmo por coágulos sanguíneos.

Os principais sintomas incluem tosse, falta de ar e dor no peito.

3 – Pneumonia

A pneumonia também é bastante grave e se manifesta principalmente nas crianças, idosos e em pessoas doentes. Pode ser causada tanto por bactéria, quanto por fungo ou vírus. Ela evolui rapidamente de leve para grave, podendo em alguns casos ser tratada facilmente com antibióticos, mas em outros não é tão fácil assim.

4 – Enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar é causado principalmente pelo tabagismo, pois a fumaça acaba danificando os pulmões. Pessoas que convivem diariamente com a fumaça também podem desenvolver a doença. O principal e primeiro sintoma é a dificuldade para respirar. Infelizmente não há cura, mas se o indivíduo parar de fumar logo no início, pode haver uma melhora no quadro.

5 – Bronquite

A bronquite também é causada pelo hábito de fumar e pela exposição a fumaça do cigarro, e ela pode ser crônica ou aguda. A aguda é causada por uma infecção viral e em ambos os casos ocorre inflamação na mucosa, provocando tosse e outros sintomas.

Aos poucos a respiração se torna ainda mais difícil. É fundamental procurar o médico logo que identificar o primeiro sintoma.


6 – Asma

A asma é uma doença crônica que geralmente tem início na infância e se não for tratada, é fatal. É necessário buscar ajuda médica bem no início, para que o indivíduo receba tratamento para o resto da vida e possa contar com melhorias.

A asma causa faltas de ar e espasmos pulmonares, mas pode ser muito bem administrada se o paciente receber o devido tratamento. Diversos fatores podem influenciar um ataque de asma.

7 – Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é uma doença séria que causa diversos tipos de tumores que acabam impedindo a respiração. Além disso, há grandes riscos do câncer se espalhar para outros órgãos do corpo. Os sintomas podem surgir somente após anos, geralmente dando às caras quando já está em um estágio avançado.

Tabagismo, envelhecimento e inalação de gás radônio são as principais causas do câncer de pulmão. Seus sintomas incluem tosse crônica, alterações na voz, tosse com sangue e outros.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *